Fortaleza da Barra Grande atrai mais de 9 mil visitantes | Boqnews
Foto: Divulgação/PMG
10 de agosto de 2022

Fortaleza da Barra Grande atrai mais de 9 mil visitantes

Reconhecida como patrimônio histórico nacional, ela já foi símbolo de defesa, mas também de forte ataque. Essa é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, que nos últimos três anos e sete meses recebeu cerca de 9.500 visitantes.

O balanço compreende o período entre 2019 até o final de julho deste ano e foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Os dados incluem visitas livres e agendadas, sem contar as gravações de clipes musicais, de ensaios fotográficos, aulas de dança, ioga, e ainda, de rodas de conversa e capoeira. Na fortificação também funciona o Museu Fortaleza da Barra.

Localizada no bairro Santa Cruz dos Navegantes, o local que completou 439 anos, em 24 de janeiro deste ano, já recebeu 2.500 pessoas nos primeiros sete meses de 2022. Parte desse volume, ou seja, 1.175 visitantes são oriundos de grupos escolares, e também, por agentes de turismo. O total deste ano, inclusive, supera os números gerais de todo 2021, que chegou a 1.642 visitantes.

De acordo com a superintendente de Patrimônio Histórico-Cultural e Arquitetônico da Prefeitura, Andreia Feijó, o local é sempre muito procurado por estudantes, professores e também turistas. “A Fortaleza da Barra Grande é um patrimônio imaterial do nosso povo e do Brasil. Suas paredes transbordam histórias da construção de nossa terra. Por isso, cuidar dessa relíquia é motivo de muito orgulho e responsabilidade”, declara.

Patrimônio

Construída no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos dos ataques de invasores, em 1964 a Fortaleza foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura, por meio da Secult, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019, para fazer parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo junto com o Forte São João, em Bertioga, que também concorre ao título. Hoje, 19 fortalezas da costa brasileira fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.