Evento do Santos Convention discute o potencial turístico da Baixada Santista | Boqnews
Bonde localizado no Gonzaga. Foto: Divulgação-PMS - Arquivo

Turismo

21 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Evento do Santos Convention discute o potencial turístico da Baixada Santista

5º Fórum de Turismo e Eventos de Santos vai abordar os mais variados assuntos voltados ao desenvolvimento do turismo na Baixada Santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Discutir o potencial econômico do turismo em Santos e na Baixada Santista é o tema central do 5º Fórum de Turismo e Eventos de Santos.

O evento ocorre nesta terça (22) no Bourbon Hotel (Av. Mal. Floriano Peixoto, 42 – Gonzaga, Santos) e discutirá, das 9 às 19 horas, temas voltados ao desenvolvimento da região.

Além disso, a data comemora os 20 anos do Santos Convention Visitors Bureau, completados nesta terça (22).

Dessa forma, a diretora institucional da entidade, Andrea Neris, aposta no evento como forma de geração de oportunidades e empregos para o setor.

Portanto, estimam-se que 5 mil empregos sejam criados para a temporada e festas de fim de ano em diversos segmentos apenas na Baixada Santista.

“Será uma oportunidade para discutirmos ações voltadas ao tema”, salientou.

Dessa maneira, ela participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta segunda (21).

Na ocasião, ela falou sobre a programação do evento e outros temas ligados ao trade turístico.

Dessa maneira, a diretora institucional Andrea Neris falou sobre o fortalecimento do setor e a expectativa para a próxima temporada. Foto: Reprodução Jornal Enfoque/Manhã de Notícias. 

Tópicos

O evento abordará os seguintes assuntos que estarão no radar do setor.

  • Oportunidades da internacionalização do destino
  • Desafios e perspectivas para 2023
  • Desafios do setor hoteleiro
  • Inovação
  • Lideranças empresarias e a responsabilidade regional
  • Fortalecimento regional do destino

Entre os assuntos em destaque haverá a apresentação de como Gramado, no Rio Grande do Sul, se transformou em um case turístico de sucesso, especialmente nesta época do ano em razão das festas natalinas.

Outro tema será como o turismo poderá ser um impulsionador de negócios na Baixada Santista.

Além disso, as oportunidades que o evento da Unesco de Cidades Criativas, ocorrido em Santos em julho, podem trazer bons negócios para a região.

Não bastasse, a profissional também falou sobre outros assuntos, como a configuração do calendário regional de eventos nas áreas de Esportes/Cultura e Turismo, iniciativa do próprio Bureau. (acesse o link).

Além disso, a temporada de cruzeiros, já iniciada, com uma novidade no terminal do Concais.

“Teremos uma recepção bilíngue, facilitando o acolhimento aos turistas estrangeiros”, explica.

Por sua vez, a entidade aposta no fortalecimento do turismo regional, com ampliação das oportunidades para os turistas.

Assim, ela cita, por exemplo, o caso do Centro Histórico de Santos “um verdadeiro museu a céu aberto” em razão das riquezas histórica e arquitetônica.

Santos FC

Portanto, sobre as discussões a respeito do futuro estádio do Santos FC, mantidas entre a diretoria do clube e o W Torre – mesma empresa que construiu o estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras -, o setor torce para que as negociações dêem certo.

“Durante o evento da Unesco fizemos uma visita técnica ao Santos FC, onde as autoridades assistiram a um jogo na Vila Belmiro. Eles visitaram o Memorial das Conquistas, conversaram com ex-jogadores do Peixe e visitaram a loja do clube. Foi um sucesso, mostrando a importância e respeito que a imagem do Santos FC tem no mundo”, salientou.

Assim, a nova arena, se sair do papel, irá se tornar um novo atrativo turístico para a região. “O impacto será muito positivo”.

Por sua vez, Andréa Neris também comentou sobre os sucessivos arrastões que têm ocorrido na região, impactando negativamente a imagem.

“Qualquer notícia negativa em mídia é ruim, pois o turista pesquisa nas redes sociais. São situações inerentes à nossa vontade, mas são eventos isolados. E já se percebe o aumento de policiamento de forma antecipada para a temporada”, salientou.

Programação

Com o tema Experiências inovadoras fortalecendo o destino e gerando negócios, o encontro ocorrerá pelo quinto ano consecutivo pelo Santos Convention & Visitors Bureau dentro das comemorações dos 20 anos da entidade.

Além disso, contará com a participação de todo trade de turismo e eventos, profissionais ligados às áreas como economia criativa, marketing e hotelaria.

E ainda: secretários municipais e profissionais que buscam alternativas inovadoras com a troca de informações com público qualificado.

Assim, além do network que o evento proporciona, os participantes terão a oportunidade de conhecer e se relacionar com importantes empresas de diversos segmentos e realizar novos negócios.

Portanto, entre os painéis destaque para o case da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

Dessa forma, o exemplo de sucesso de Gramado está entre os assuntos abordados no evento. Foto: Divulgação

A “Transformação de um Destino” será o tema da apresentação de Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zoezanello, empresa que organiza ente outros eventos o Festival do Turismo de Gramado há 34 anos.

Zorzanello abordará a mudança de postura que fez a cidade se tornar um dos principais destinos turísticos de lazer e eventos do País, especialmente nesta época do ano.

Além disso, destaque também para o painel “Juntos somos mais fortes: como transformar o turismo como um impulsionador da economia regional” com participação de Omar Abdul Assaf,  presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista.

E ainda: Adalto Correa Jr, diretor executivo da Associação Comercial de Santos, e Jean Barbosa, coordenador das Câmaras dos Dirigentes Lojistas.

Assim, os secretários de turismo das cidades participantes da Região Turística da Costa da Mata Atlântica integrarão o painel Fortalecimento do Turismo Regional, quais as oportunidades de cada cidade para 2023.

Mais destaques

Assim, confirmados também os gestores de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. (Para fins turísticos, Bertioga pertence ao Litoral Norte).

Por sua vez, a pauta será “As oportunidades da internacionalização do destino baseado na Conferência Anual das Cidades Criativas da UNESCO”, que Santos sediou em julho deste ano.

Dessa forma, para falar sobre o tema participam Raquel Pelegrini, diretor do setor da Secretaria de Cultura de Santos.

E ainda: Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, e a organizadora da conferência, Vanessa Lombardi, CEO da Fultime Eventos e Turismo e presidente do Bureau.

Por sua vez, empresas como Expedia e HotelBeds também participarão de outro painel envolvendo o setor hoteleiro.

Já o painel Turismo Instagramável – Despertando o desejo de conhecer o destino trará essa temática atual sobre a visibilidade e engajamento nas redes sociais.

Assim, participarão as digital influencers Marcelly Abreu, Dani Muniz e Pam Braga.

Informações adicionais neste link

Além dos horários completos do evento.

Confira o programa completo

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.