
Considerada Cidade Monumento Nacional desde 1933 e Patrimônio Cultural da Humanidade desde os anos 1980, a cidade setecentista de Ouro Preto está situada entre montanhas mineiras de valioso patrimônio histórico com bela arquitetura que foi palco de grandes artistas como Antônio Francisco Lisboa, conhecido como o pintor Aleijadinho.
Com o passado no auge da época do ouro, a cidade de Ouro Preto deslumbra pelas igrejas com detalhes em ouro. Para chegar ao local de carro, o turista deve dispor de quase dez horas de viagem, a partir de Santos, passando pela rodovia Fernão Dias.
História
As pedras de ouro começaram a ser exploradas a partir do século XVII, o que atraiu população ao local e também muitos conflitos, como o de Tiradentes, em Vila Rica, cidade que virou Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823 e permaneceu como capital da Província de Minas Gerais até 1897, ano da inauguração de Belo Horizonte.
Atrações e Distritos
Aos arredores de Ouro Preto, é possível encontrar inúmeras cachoeiras, rios que nascem na cidade, como o rio das Velhas e belíssimos mirantes, além das represas de Santa Rita e do Custódio.
Doze distritos compõem o município de Ouro Preto. Em Cachoeira do Campo, o destaque é a matriz de Nossa Senhora de Nazaré, considerada por muitos o mais notável exemplar da primeira fase do barroco. No distrito de Amarantina, a principal atração é o Museu das Reduções, com réplicas em miniaturas perfeitas, confeccionadas com o mesmo material das construções originais. As reduções representam 400 anos de arquitetura brasileira.
Destaque ainda para a matriz de São Gonçalo e a Casa de Pedra, do século XVIII. No distrito de São Bartolomeu, a igreja de Nossa Senhora das Mercês e o casario do centro são cortados pelo rio das Velhas e possui charmosas cachoeiras, como a de São Bartolomeu e as do Macaco Doido.
A Casa Branca é um dos mais antigos distritos, tendo sido ponto de passagem dos bandeirantes. Foi um dos palcos da Guerra dos Emboabas. A matriz de Santo Antônio das Garças Brancas é destaque do local. Santo Antônio do Salto é o distrito mais novo e sua beleza está em um extenso e profundo vale que leva à pequena comunidade onde é possível ver a grande Cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda é ideal para passeios ecológicos.
No distrito de Rodrigo Silva, há a única mina de Topázio Imperial do mundo. Cercado de colinas e isolado, o distrito revela quedas dáguas ao redor. Santa Rita, capital da pedra-sabão, é considerada como o ponto inicial para a disseminação no barroco mineiro. Em Antônio Pereira, há as ruínas da igreja que fora incendiada, de Nossa Senhora da Conceição. Outro passeio interessante é a gruta da Lapa, que possui em seu interior uma pequena capela.
Ouro Preto é cercada de igrejas, são mais de 16 delas, todas com importante história nas áreas artística, política e religiosa,tanto que a cidade é considerada com o maior conjunto barroco do mundo.
Roteiro Gastronômico
A gastronomia mineira é única. Com sabores de comida caseira e simples, os pratos são compostos de farofa, couve, tutu à mineira, cuzcuz, torresmo, bisteca e quiabo. Em todo o estado, os seus 853 municípios promovem durante todo o ano um roteiro gastronômico, com quitutes e pratos típicos. Há diversos festivais como o do milho, morango, pequi, vinho, queijo, biscoito, carne, banana, café e cachaça. Em outubro e novembro, ocorre em Ouro Preto o Festival da Jabuticaba, integrante do Circuito Turístico do Ouro.
Estadia
Nos finais de semana e feriados prolongados a cidade fica repleta de turistas. Os hotéis mesclam um ar barroco com a modernidade. Segundo agências de turismo da Baixada Santista, o pacote com visitação de quatro dias, integrante do roteiro histórico às cidades de Ouro Preto, Belo Horizonte, Mariana, Congonhas do Campo, São João del Rei, Tiradentes, Gruta do Rei do Mato e Gruta de Maquiné, sem ingressos às igrejas, museus e grutas, gira em torno de R$ 900,00, com passagem de ônibus executivo, guia turístico e quatro refeições.