Ilha paradisíaca | Boqnews

Turismo

30 DE DEZEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Ilha paradisíaca

O cenário paradisíaco e, em seus principais pontos, o isolamento completo do dia-a-dia corrido e tecnológico da urbanização são os chamarizes mais marcantes da Ilha do Mel, situada na área pertencente ao município portuário de Paranaguá, no litoral norte do Paraná. O local é propício para passeios por diferentes ambientes, como matas, morros e praias, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O cenário paradisíaco e, em seus principais pontos, o isolamento completo do dia-a-dia corrido e tecnológico da urbanização são os chamarizes mais marcantes da Ilha do Mel, situada na área pertencente ao município portuário de Paranaguá, no litoral norte do Paraná. O local é propício para passeios por diferentes ambientes, como matas, morros e praias, além de convidativo para a prática de esportes aquáticos
e radicais.



A origem do nome ainda segue obscura. Alguns afirmam que desde o século 15 o nome já constava em um livro sobre registros daquela região costeira, fato que poderia ser confirmado na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores. Mas, como não poderia deixar de ser, não foram poucas as lendas que surgiram, como as de que o lugar era famoso pela extração de mel silvestre, e até de que, no local, estabeleceu-se o engenho de uma família alemã para produção de farinha (“mehl”, em alemão).

Ao todo, a ilha conta com aproximadamente 2.500 hectares (25 quilômetros quadrados), sendo que, quase em sua totalidade, a área é de reserva ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico (Unesco) em 1975 e administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) desde 1982. O terreno é histórico. Em sua parte meridional, ainda existem sambaquis, cuja origem ultrapassa 5 mil anos.



Atrativos
Uma das principais atrações é o Farol das Conchas. Construído em 1870 e com 18 metros de altura, é responsável não apenas por orientar navegantes, mas por ser um ponto de referência na própria ilha, pois pode ser visto de qualquer ponto do local. Não é possível visitá-lo internamente, mas, subindo uma escada com 150 degraus, pode-se ter uma visão privilegiada de toda a Ilha do Mel.

A praia onde ele está situado, aliás, é destaque para prática do surf. Nas proximidades, à esquerda, está a Praia de Fora, dotada de ondas fortes e águas claras.



Outro destaque é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Fortaleza da Barra, finalizada em abril de 1769, sendo o único monumento militar do século 18 ainda de pé no Paraná.

Construída para proteger um dos portos mais importantes do Brasil, o de Paranaguá, tem paredes com até 1,5 metros de espessura. Nela, podem ser vistos canhões que estiveram à prova na era imperial, além de se apreciar a vista do local  em um mirante. Sem contar a bela praia que há no entorno da Fortaleza.

Outro lado
Na parte sul, está a Gruta das Encantadas, situada em uma área de praia bastante procurada para caminhada, paraglider e montanhismo, em virtude da variedade de morros rochosos. O local é envolto por uma lenda.



Segundo a “história”, a gruta era a morada de muitas sereias, lá estabelecidas pela força das ondas, e que, quando conseguiam sair, cantarolavam cantigas que enfeitiçavam os viajantes.

Considerada um dos maiores tesouros da Ilha do Mel, a Praia da Gruta conta com pousadas e restaurantes, além de áreas para festas. Nas proximidades, chama a atenção, também, a Praia do Miguel (tranquila e deserta, tem trilhas de média dificuldade como atrativos).

Por falar em movimentação, isso é o que não falta na região conhecida como Nova Brasília, que, como o Farol das Conchas, situa-se na parte central da Ilha. Lá, há o terminal de embarque e desembarque de visitantes mais sofisticado, além de ser a área com mais estabelecimentos, como restaurantes e uma  diversificada rede de hospedarias. De Nova Brasília, pode-se alcançar, em uma trilha tranquila, Praia Grande, outro lugar que merece a atenção dos surfistas.

Para se chegar à Ilha do Mel, passa-se por uma travessia, feita por barcos que saem de Pontal do Sul, em uma viagem de meia-hora, a R$ 23,00, ou de Paranaguá, sem custos. Durante a temporada, os barcos saem a cada meia hora, entre as 8 e 17 horas, e podem desembocar em Encantadas ou Nova Brasília.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.