Itatiba realiza sua 18 Festa do Caqui | Boqnews
Foto: Divulgação

Turismo

31 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Itatiba realiza sua 18 Festa do Caqui

Além de poder apreciar e adquirir a fruta, uma ampla programação garante a diversão dos visitantes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Festa do Caqui é um evento anual que celebra a colheita dessa fruta tão saborosa e nutritiva.

Realizada em diversas regiões do País, a festa geralmente conta com a participação de produtores locais, que oferecem suas melhores frutas para degustação e venda.
Além da oportunidade de experimentar diferentes tipos de caquis, a Festa também costuma apresentar uma programação diversificada. Dessa forma, com atrações culturais, atividades para crianças e concursos gastronômicos com receitas à base de caqui.

Assim também, é um momento de celebração, que reúne a comunidade em torno dessa fruta tão deliciosa.

A 18ª edição da Festa do Caqui e Cia. acontecerá durante nos dias 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 de abril no Parque Luis Latorre, em Itatiba.

Desse modo, o evento é uma das maiores atrações turísticos da região e visa promover o agroturismo e fomentar a produção local.

Além da exposição e comercialização de frutas in natura, geleias e iguarias, os visitantes poderão conferir adegas e degustar diversos produtos artesanais, como vinhos, sucos, geleias, pães e doces.

Além disso, a praça de alimentação é diversificada e conta com a presença de entidades assistenciais da cidade.

“Quando a comunidade apresenta para quem visita a cidade uma experiência local única exclusiva e que esteja ligada à tradição local é super válido”.  Explica Eduardo Silveira – presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT).

Portanto, a entrada e o estacionamento são gratuitos, e a última edição, em 2022, recebeu mais de 51 mil visitantes em três dias de evento.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba pelo telefone (11) 4538-0917.  Outra forma é através do e-mail [email protected].

Curiosidade

Desse modo, o caqui tem origem asiática, mas foi na China e no Japão que encravou raízes.

Assim que chegou no Brasil se expandiu rapidamente.
Sua chegada veio com um uma leva de estrangeiros japoneses no século 19, no Sul e Sudeste do País, além disso, o chão e ambiente são adeptos ao seu cultivo.

Também existem diversas variedades de caqui, como o caqui chocolate, o caqui fuyu e o caqui rama forte, cada um com suas características específicas de sabor e textura.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.