Londres faz questão de ser diferente. A começar pelo trânsito, com a mão invertida, que contraria a direção de fluxo de veículos adotada pela maioria dos lugares do mundo. Isso faz com que, logo ao chegar à cidade, pedestres, passageiros e motoristas desavisados não fiquem indiferentes às mudanças de sentido do tráfego local.
A capital inglesa também não quer abrir mão de manter estilo próprio. Das cabines telefônicas vermelhas aos ônibus coletivos de dois andares modernizados no conforto e design, das casas bem cuidadas, ruas e praças floridas, ao requinte de portas com maçanetas sempre polidas. O toque londrino a todo momento é percebido e revelado com sutileza aos visitantes.
Para conhecer Londres, o melhor é caminhar, mesmo sabendo que temos à disposição um eficiente sistema de transporte coletivo, integrado por linhas de ônibus turísticos e circulares, barcos e por uma ampla rede de metrô que liga o cento aos bairros mais distantes. Por toda a cidade, encontramos praças e parques arborizados, onde o londrino gosta de descansar, se divertir ao som de apresentações musicais e fazer refeições rápidas, especialmente durante o verão.
Às margens do rio
Percorrendo as margens do Rio Tâmisa alcançamos as principais atrações da capital inglesa. Para quem faz a opção pelo roteiro tradicional, alguns locais de visitação são obrigatórios, como o prédio do Parlamento, o Big Ben, a Catedral de São Paulo, e além do Palácio de Buckingham, residência oficial da família real, onde pontualmente, às 11h30, ocorre a troca da guarda real, sempre acompanhada de grande público.
Na margem norte do Tâmisa está localizada a fortaleza conhecida por Torre de Londres, que reúne jóias da coroa e armaduras medievais. O lugar não deve ser confundido com a Tower Bridge, que fica ao lado, a tradicional ponte-báscula que serviu de cenário a vários filmes do cinema.
Para quem deseja vislumbrar a cidade do alto, há duas opções: a London Eye, também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), terceira maior roda-gigante do mundo com 135 metros de altura; ou o teleférico do Emirates Air Line, equipamento com cerca de 90 metros de altura sobre o Tâmisa, ligando Greenwich e Docklands, no leste da cidade. O percurso de cerca de 800 metros liga o teatro O2 Arena e o complexo de exposições ExCel, que abrigou competições durante os Jogos Olímpicos e hoje funciona como um centro gastronômico e de entretenimento.
Camden Town
Para quem deseja um lugar diferente para fazer compras, Camden Lock é um dos mais famosos mercados de rua em Londres. Situado na exótica região Camden Town, a feira oferece de tudo: artesanato, roupas descoladas e bregas, peças de design divertidas, acessórios diversos e comidas típicas.
A capital inglesa também é sinônimo de boas cervejas que são oferecidas em generosas taças e canecas nos pubs espalhados pela cidade, onde também é possível curtir duas outras paixões londrinas: a música e o tradicional Fish and Chips (filé de peixe empanado com batata frita).

