Mais escalas aquecem temporada 2014/2015 no Concais | Boqnews
Foto: Divulgação

Cruzeiros

31 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Mais escalas aquecem temporada 2014/2015 no Concais

A temporada santista de cruzeiros 2014/2015 tem seu início no próximo dia 9 de novembro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os santistas já podem começar a se preparar para matar a saudades das tardes no Píer do Pescador, onde muitos se reuniam para observar a partida dos imponentes transatlânticos. A temporada santista de cruzeiros 2014/2015 tem seu início no próximo dia 9 de novembro, domingo, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais. O primeiro navio a aportar em águas brasileiras será o Empress, da Pullmantur, que dará a largada para uma temporada que aguarda cerca de 800 mil passageiros (entre embarque, desembarque e trânsito) no Porto de Santos, até o dia 27 de abril de 2015.

Nesta temporada, o Concais vai receber 17 embarcações, sendo que nove farão escalas regulares e oito passam pelo cais santista em trânsito, ou seja, sem embarque ou desembarque de passageiros. No total, serão 195 escalas em 101 dias de operação.

Com a retomada dos minicruzeiros (roteiros com duração entre 3 e 4 dias), houve um aumento de 20% no número de escalas em relação à temporada 2013/2014. Os dias de maior movimentação serão 6 e 20 de dezembro, quando cinco transatlânticos atracam simultaneamente no Porto de Santos.

Para os turistas que virão a Santos embarcar, uma dica importante: não é necessário chegar antes das 10h30 no Terminal. “O período da manhã é destinado ao desembarque. Os passageiros não devem chegar ao terminal com muitas horas de antecedência, pois resultará em uma espera inevitável”, explica o diretor do Concais, Flávio Brancato.

Nos dias 6 e 20 de dezembro, o Terminal receberá os passageiros de embarque somente a partir das 11h30. Até este horário o Terminal estará em operação de desembarque de passageiros de cinco navios. Os check ins e embarques serão feitos somente à tarde, então o horário ideal para chegar ao terminal é após às 11h30

Logística e Segurança
As empresas regulamentadas de ônibus que fazem os traslados dos passageiros ao Concais, e também os que fazem a viagem de volta ao destino, devem se cadastrar para ter acesso ao pátio do terminal. O regramento de ônibus, implantado há três anos, foi um grande avanço e que garante a chegada e saída cadenciada, resultando em um bom atendimento aos passageiros.

O credenciamento dos prestadores de serviços no Concais também estará em vigor na próxima temporada, determinado no plano de segurança da instalação portuária. A medida é para que o Terminal autorize os serviços regulamentados que são oferecidos aos passageiros.

Estacionamento
E para os que vão optar por vir a Santos com veículo próprio, o Concais dispõe de estacionamento, que é o único reconhecido pela Autoridade Portuária do Porto Organizado de Santos. O passageiro entra diretamente no terminal de bagagens, com despacho imediato das malas e segue para os procedimentos de check in. Na volta da viagem, o veículo é disponibilizado próximo ao local de desembarque. O estacionamento oferece serviço de recepção e entrega de veículos, seguro contra incêndio e roubo. Para os turistas que desejam fazer a reserva, ou até mesmo uma simulação dos valores, de acordo com o período da viagem, o site do terminal conta com um sistema próprio para isso.

Dicas
Para um embarque mais ágil, os passageiros devem se certificar que todas as bagagens sejam previamente etiquetadas. Essas orientações constam nos vouchers emitidos pelos armadores e devem ser rigorosamente obedecidas.

Também é importante destacar que não é permitido o embarque de passageiros portando materiais pontiagudos ou com lâminas maiores do que sete centímetros, bem como materiais que emitam calor ou produzam chamas (como ferros de passar, fogões elétricos, velas, secadores de cabelo e similares).

Para evitar uma longa espera para o embarque, o horário de chegada ao terminal deve ser após as 10h30. Um passeio pela cidade de Santos, antes do embarque, também é uma boa dica para quem vem de outros locais.

Dúvidas sobre a documentação necessária para embarque em cruzeiros nacionais e internacionais, consulte os agentes de viagem. Nas viagens para Argentina e Uruguai é necessária a apresentação de passaporte válido ou RG com data de expedição com menos de dez anos. A exigência vale inclusive para crianças de colo, que devem estar com RG ou passaporte.

Em viagens nacionais e internacionais, crianças desacompanhadas por pai ou mãe devem portar a autorização de viagem por escrita e com firma reconhecida. No caso de pai/mãe viúvos, com filhos menores de idade, é necessário a comprovação do óbito.

No site do Concais, há um guia com informações de documentação para cruzeiristas.

Para evitar contratempos, os passageiros devem sempre procurar no Concais os serviços regulamentados de transporte (taxis, vans e ônibus), estacionamento e câmbio. No Terminal não é permitida a prática de gorjetas aos funcionários.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.