Melhor temporada de verão em seis anos traz a Santos 2,6 milhões de turistas | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Turismo

11 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Melhor temporada de verão em seis anos traz a Santos 2,6 milhões de turistas

Temporada de cruzeiros é a maior em movimentação nos últimos 10 anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A temporada de verão 2022/2023 superou as expectativas e atraiu mais de 2,6 milhões de turistas à Cidade. Santos não recebia tantos visitantes neste período desde 2016.

Conforme demonstrou levantamento da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) com hotéis e estimativa de veículos que vieram ao litoral entre dezembro e fevereiro.

Dessa forma, comprovando a tendência de retomada do turismo após o fim das restrições impostas pela covid-19, o número de turistas e a ocupação de hotéis também foram superiores aos da temporada 2019/2020, a última antes dos efeitos da pandemia.

Baseada em números da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta Imigrantes, a Seção de Pesquisa Turística (Sepesq) apurou que, dos mais de 5,4 milhões de veículos vieram à Baixada Santista. Além disso, 878 mil tiveram Santos como destino, o que equivale aos 2,6 milhões de turistas.

Portanto, o número é aproximadamente 17% maior do que a temporada passada e 12% superior ao período 2019/2020.

Cidade

O prefeito Rogério Santos comemora o resultado e aponta motivos para a Cidade ter grande procura. “Santos é uma cidade estruturada, com ampla rede de serviços, e segura. Concilia tudo isso com uma natureza exuberante, que compreende praias, morros e matas.

Temos trabalhado para ampliar os atrativos turísticos com ações como a Nova Ponta da Praia, a reforma do Quebra-mar, a remodelagem do Mercado de Peixes. E um Centro de Convenções que também abre espaço para o turismo de negócios, uma de nossas vocações.

Os atrativos no Centro Histórico, que passa por processo de revitalização, são mais uma ótima opção para quem visita a Cidade. Além de trilhas ecológicas e espaços de lazer nos morros e na Área Continental”.

Sendo assim, em pesquisa com 13 hotéis (universo de 1,6 mil apartamentos), a Sepesq apurou que a ocupação média durante a temporada foi de 66%, com pico de 72% em janeiro.

Em 2019/2020, o índice ficou em 64%, enquanto na temporada passada, com os hotéis ainda enfrentando as restrições da pandemia, não passou de 40%.

Desse modo, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comemorou os números e garantiu que são um estímulo para que a Seectur realize mais ações para atrair turistas. “Para este ano, vamos reforçar a divulgação da Cidade continuando a participar de feiras de turismo, inclusive fora do País. Também seguiremos firmes no esforço pela revitalização do Centro Histórico com nossos eventos e feiras de economia criativa. Teremos, inclusive, novos festivais temáticos”.

E mais. “Em 2023, continuaremos a buscar melhorias para nossos tradicionais equipamentos turísticos. Como o Museu Pelé e bonde, e a Prefeitura ainda vai inaugurar novas áreas do Novo Quebra Mar”, lembrou a secretária.

Equipamentos e novidades

Tradicional campeão na preferência dos turistas, o Aquário novamente liderou entre os equipamentos turísticos, com 139,7 mil visitantes na temporada.

Destaque também para o Museu Pelé. Após a morte do Rei do Futebol em dezembro, o equipamento registrou expressivo aumento de visitantes.

Sendo assim, foram 23,1 mil, melhor número durante uma temporada de verão de sua história, e crescimento de 45% em relação a 2019/2020 (15,8 mil).

Assim como, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez, também celebrou o aumento de turistas na região. “Dezembro foi um mês muito acima da média e a semana do réveillon surpreendeu. Foi uma temporada que realmente superou os níveis anteriores à pandemia”.

Ademais, com a volta da queima de fogos após dois anos de interrupção, a passagem do Ano-Novo foi realmente um dos destaques da temporada.

Dessa maneira, o show pirotécnico de 14 minutos e a inesquecível homenagem a Pelé com show de 80 drones atraíram um milhão de pessoas à praia.

Novidades

Outra novidade foi o Carnacentro, primeira vez que o desfile das tradicionais bandas foi realizado no Centro Histórico. Um total de 40 mil pessoas curtiu os três dias de festa, que incluíram o tradicional Carnabonde. E a presença das bandas Sargento Pimenta e Ritaleena, que vieram do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

Além disso, o Novo Quebra Mar, no Parque Roberto Mário Santini, no José Menino, que vem sendo inaugurado por fases, ganhou novas atrações no aniversário da Cidade (26 de janeiro). Foram abertos o playground temático e o parque das águas, que compõem o Espaço Kids.

Portanto, no local, já foram entregues espaços como a pista de pumptrack, pista de patinação, quadra de basquete 3×3, a escultura da artista plástica Tomie Ohtake totalmente restaurada e com novo mirante, espaço pet, entre outros.

Com previsão para acabar no próximo mês, a temporada de cruzeiros 2022/2023 é a maior em movimentação nos últimos 10 anos, com a expectativa de que o terminal marítimo Giusfredo Santini receba até 561 mil turistas em 142 escalas de 16 navios. Milhares de turistas em trânsito, muitos deles estrangeiros, já lotaram o Centro Histórico, o bonde, Museu Pelé, Museu do Café, Monte Serrat, entre outras atrações.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.