Museu das Culturas Indígenas celebra a Mata Atlântica com exposição e atrações | Boqnews
Atividades e oficinas são gratuitas e acontecem ao longo do mês. Foto: MCI

Turismo

09 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Museu das Culturas Indígenas celebra a Mata Atlântica com exposição e atrações

Caminhada no Parque da Água Branca e na aldeia Yvy Porã integram a programação da Semana de Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica, promovida pelo Museu

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O mês de maio marca a estreia da nova exposição do Museu das Culturas Indígenas (MCI), intitulada Nhe’Ery – onde os espíritos se banham e com abertura marcada para 27/05.

Portanto, ciclo formativo, encontros, exibição de documentário e lançamento de livro também fazem parte da programação de maio do MCI, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim. 

Dessa maneira, as atividades celebram e reforçam a importância da Mata Atlântica, a museologia indígena e a vivência dos povos originários no Estado de São Paulo. Confira os destaques do mês:  

Imersão e vivência na Mata Atlântica 

A exposição imersiva Nhe’Ery – onde os espíritos se banham reproduz a atmosfera da Mata Atlântica e convida o público a participar de uma vivência sensorial, com elementos da mata que ativam os sentidos do tato, olfato, visão, audição e propriocepção (noção espacial).

Além disso, a expressão “Nhe’ery”, usada pelo povo Guarani para denominar a Mata Atlântica, também pode ser traduzida como “lugar onde as almas se banham”. 

Assim, com curadoria de Sonia Ara Mirim, Mestre de Saberes do Museu das Culturas Indígenas, a exposição reforça a importância da Mata Atlântica.

“A ideia é mostrar como os povos indígenas vivem em sinergia com os seres que habitam a mata e mostrar que essa é a forma mais importante de regeneração: coexistir e não explorar”, afirma a curadora. 

A mostra, que também traz dados e informações sobre preservação e meio ambiente, recebe o público a partir de 27/05. Sendo assim, serão realizados, ainda, dois encontros com representantes de povos indígenas que compartilharão conhecimentos, rezas, cantos, perspectivas de vida e os processos históricos da mata pela perspectiva indígena, em 27 e 28/05. 

Formação de professores e Semana Nacional de Museus 

Em 11 e 13/05, os Mestre de Saberes, educadores indígenas do MCI, realizam o ciclo formativo em temáticas indígenas.

As atividades, destinadas a educadores e membros de instituições de ensino, oferecem oficinas que abordam, por exemplo, o uso de termos e referências comuns aos povos originários que ainda não são esclarecidos em espaços não-indígenas.

A iniciativa vem no contexto da lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e da cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.  

Os saberes dos povos originários associados à biodiversidade e ao diversificado patrimônio cultural serão abordados na programação do MCI para a 21ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Além disso, com o tema Museologia indígena, sustentabilidade e bem-viver, o Museu realizará duas rodas de conversas, em 18/05, que debaterão o protagonismo na promoção da sustentabilidade e na divulgação das diversas formas de cultura e arte dos povos originários.  

Encontros: vivência na cidade e na aldeia 

Dessa forma, em celebração à Semana de Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica, o Museu das Culturas Indígenas promoverá um encontro durante uma caminhada no Parque da Água Branca, na Barra Funda, em 20/05.

Além disso, a atividade, conduzida pelos Mestre de Saberes, educadores indígenas, dialogará sobre a perspectiva indígena, a vivência na floresta em meio a cidade e possibilidades para as novas gerações.  

Sendo assim, já em 21/05, como desdobramento do encontro no Parque da Água Branca, o público poderá conhecer e caminhar na aldeia Yvy Porã, no território do Jaraguá. 

Portanto, a visita inicia-se com um encontro sobre o território indígena e o trabalho feito na aldeia e seguirá por uma trilha na mata.

Dessa maneira, o transporte para o Jaraguá será fornecido pelo Museu.  

Exibição de documentário e lançamento de livro 

Dessa forma, em 20/05, o autor Ubiratã Gomes, a narradora do audiolivro Ythainá Dionisio Gomes, a revisora Débora Dionísio e o produtor Cris Teodósio Cesar lançarão o livro “Urutagwa – O guerreiro que virou pássaro”. 

Assim, a publicação conta uma das histórias que faz parte das tradições do povo Tupi-Guarani do litoral sul de São Paulo.  

Tradições do povo Tupi-Guarani são contadas no novo livro de Ubiratã Gomes. Foto: divulgação

Dessa forma, produzido coletivamente pelos integrantes indígenas do MCI, o documentário Tava:  o caminho da sabedoria e das belas palavras apresenta conhecimentos de diferentes etnias do Estado de São Paulo e a trajetória de conquista do Museu.

Portanto, logo, após a exibição, que acontecerá em 25/05, o público poderá conversar com os participantes da filmagem e o cineasta-orientador Guarani, Alberto Alvares. 

Assim, os encontros, lançamentos e exibição de documentário completam a programação, disponível no site https://museudasculturasindigenas.org.br/

Formação de Professores: Temáticas Indígenas na Educação 

Datas e horários: 11/05, das 18h às 20h – inscrições abertas aqui 

13/05, das 15h às 17h – inscrições abertas aqui 

 

21ª Semana Nacional de Museus – Ibram

Museologia indígena, sustentabilidade e bem-viver

Roda de conversa 1: Os museus indígenas e as perspectivas do protagonismo dos povos originários na promoção da sustentabilidade planetária 

Data: 18/05 

Horário: das 10h às 12h 

 

Roda de conversa 2: Museologia indígena, formas de existência e modos de pensar e agir 

Data: 18/05 

Horário: das 15h às 17h 

Inscrições para as rodas de conversa abertas aqui 

 

Semana de Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica

Dessa forma, uns dos temas.

Os povos da Mata Atlântica: diálogo com Mestres de Saberes durante caminhada no Parque da Água Branca 

Data: 20/05 

Horário: das 11h às 12h30 (chegada com 30min. de antecedência) 

Local: Ponto de encontro na Casa do Cabloco no Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP 

Inscrições abertas aqui 

Vivência e Trilha na Aldeia YVY Porã  

Assim, a Data: 21/05 

Horário: das 10h às 13h 

Transporte oferecido na sede do MCI 

 

Lançamento do livro “Urutagwa – O guerreiro que virou pássaro” e roda de conversa com autor Ubiratã Gomes

Data: 20/05 

Horário: das 15h às 17h 

 

“Tava: O caminho da sabedoria e das belas palavras”. Exibição e conversa com realizadores e participação do cineasta Alberto Alvares  

Data: 25/05 

Horário: 16h às 18h 

 

Abertura da Exposição “Nhe’ Ery – Onde os espíritos se banham” 

Data: 27/05 

 

Ciclo de Estudos Nhe’ery – Encontro os espíritos e as rezas de Nhe’Ery 

Datas: 27 e 28/05 

Horário: das 15h às 17h 

Museu das Culturas Indígenas  

Local: R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP  

Entrada: participação gratuita nas atividades.    

 

Portanto, para mais informações basta acessar as redes sociais

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br   

Redes Sociais:   

Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)   

Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)   

Twitter (twitter.com/mcindigenas)   

YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)   

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.