Novo museu conta a história das Cataratas do Iguaçu | Boqnews
Acervo fotográfico. Crédito:Cataratas S.A.

Turismo

07 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Novo museu conta a história das Cataratas do Iguaçu

Espaço será inaugurado nesta sexta-feira (9) em homenagem aos 76 anos do parque nacional

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Acervo fotográfico. Crédito:Cataratas S.A.

Acervo fotográfico. Crédito:Cataratas S.A.

A partir desta sexta-feira (9), o Parque Nacional do Iguaçu ganhará um museu dedicado à preservação da história local: o Espaço Memória das Cataratas. A exposição, no Centro de Visitantes, será permanente e gratuita ao público. A instalação de 130 metros quadrados abrigará um acervo de 1,5 mil fotografias digitalizadas, todas legendadas e contextualizadas, além de uma série de depoimentos históricos.

As atrações do museu poderão ser consultadas em terminais interativos. Os visitantes também poderão apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Haverá ainda exposição diária de documentários. A inauguração, prevista para às 20h, marca também as comemorações do aniversário de 76 anos do parque. A construção do museu contou com recursos da Cataratas S.A., da Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu.

O investimento em parques nacionais e o estímulo à visitação é uma das plataformas que servirá de base para que o Brasil se transforme em uma potência turística, segundo o Ministro do Turismo (MTur), Vinicius Lages. Nos últimos 12 anos, o MTur firmou 17 contratos com o município de Foz do Iguaçu, totalizando repasses de R$ 10,8 milhões para obras de infraestrutura, sinalização turística e construção de centro de convenção entre outras. Dessas, 12 já estão concluídas.

Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu e idealizador do projeto, afirma que pessoas que tenham fotografias, quadros ou objetos antigos relacionados ao parque, podem procurar a equipe do Espaço Memória das Cataratas, que atenderá de forma permanente. “Gostaríamos muito de poder receber estas doações para enriquecer cada vez mais o nosso acervo”, diz.

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos principais cartões postais do país, com registro de mais de 1,5 milhão de visitantes só em 2014, conforme dados da Cataratas do Iguaçu S.A. Desses, 646 mil formam estrangeiros, de 172 países.

Desde 1986, o parque possui o título de “Sítio do Patrimônio Mundial Natural”, concedido pela Unesco, e no ano de 2011 a sua principal atração, as Cataratas do Iguaçu, ganhou o reconhecimento como uma das “7 Maravilhas da Natureza”, por votação aberta a pessoas de todo o mundo, da fundação suíça New 7 Wonders.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.