Santos

Por enquanto, Orquidário, Aquário e Horto Florestal permanecem fechados

Apesar da mudança de fase, Prefeitura de Santos ainda não sinalizou como e quando voltará a reabrir os parques, ao contrário do que ocorre na Capital.

13 de julho de 2020 - 18:59

Da Redação

Compartilhe

Ponto turístico mais visitado de Santos, Aquário permanecerá fechado por enquanto. Foto: Divulgação-PMS

 

A despeito da Baixada Santista já estar na fase amarela, permitindo a abertura de parques, em Santos ainda não há qualquer sinalização para que tais espaços públicos sejam reabertos.

São os casos do Aquário, Orquidário e Jardim Botânico, por exemplo.

A Prefeitura de Santos apenas informa que está estudando as normas para retomada do funcionamento de parques públicos, sem previsões de datas nem como isso ocorrerá.

Na sexta (10), o governador João Doria anunciou a retomada gradual de visitação dos parques estaduais na Capital, que – assim como a Baixada Santista – se encontra na fase amarela do Plano São Paulo.

Nove dos 16 parques estaduais estão abertos com restrição de portões e de horário de funcionamento e regras específicas.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

 

Capital

Os parques estaduais urbanos Villa-Lobos, Candido Portinari, Água Branca e Ecológico do Tietê funcionarão de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição.

Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras.

O mesmo horário será seguido pelos parques estaduais naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer o limite de 30% da capacidade.

As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.

Já o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos.

Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada.

Espaços fechados

Os espaços fechados, tais como as exposições educativas, continuarão sem receber visitantes.

Para visitação ao Zoo Safari, será permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans estará suspenso).

Assim, o acesso às áreas comuns, como sanitários, lanchonetes e loja de lembranças, será permitido mediante utilização de máscara.

Dessa forma, para o acesso de veículos, haverá desinfecção das rodas por meio de pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas.

Por sua vez, o uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social.

Assim, os permissionários de alimentação deverão seguir as regras específicas do setor e haverá totens com álcool gel em pontos estratégicos.

Não será recomendado o uso de quadras e parquinhos.

LEIA TAMBÉM: