Petrópolis revela o charme do Brasil imperial | Boqnews
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Turismo

19 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Petrópolis revela o charme do Brasil imperial

Palácios e casarões remetem à história e fazem de Petrópolis a cidade mais visitada da Região Serrana do Rio de Janeiro

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Petrópolis é uma cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro, popular por seu charme e clima agradável.

Sendo assim, a cidade tem uma rica história, sendo a residência de verão da família imperial brasileira no século XIX e acolhe diversos patrimônios culturais e históricos, como o Museu Imperial e a Catedral de São Pedro de Alcântara.

Além disso, também é famosa por ser a capital nacional da cerveja, com diversas cervejarias artesanais instaladas na região.

Contudo, outro destaque em Petrópolis é a natureza exuberante, com belas paisagens como a Serra dos Órgãos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Portanto, Petrópolis é, sem dúvida, um destino turístico imperdível para quem deseja conhecer um pouco mais da história e da beleza natural do estado do Rio de Janeiro.

Museu de cera

Excelente local para quem gosta de história. O museu recria cenas marcantes da história do Brasil e do mundo utilizando réplicas em tamanho real de artistas e personalidades. É uma experiência muito legal e envolvente, fazendo com que os visitantes se sintam parte das cenas.

Dessa forma, apresenta personagens históricos da ciência, da política, das histórias em quadrinhos e das artes em geral, representados em figuras de cera em tamanho natural.

Casa da princesa

Um ponto turístico que remete a história do Brasil imperial, pois foi ali que se deu o fato histórico conhecido como “Caso do Vintém”.

Desse modo, a casa foi preservada como um marco histórico desse momento importante da história brasileira. Aberta para visitação à Exposição Coragem e Fé – A Colonização Germânica de Petrópolis.

Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 13h e das 14h15 às 18h.

No entanto, às sextas, exclusivamente para receber escolas com agendamento prévio pelo Whatsapp (24) 98835-8798. Valor do ingresso: R$ 20,00. Gratuito para escolas da rede municipal de ensino, mediante agendamento.

Mosteiro da Virgem

Outro ponto turístico que não pode ficar de fora do roteiro. O local abriga um acervo vasto e rico da história do Brasil, com destaque para as peças relativas ao império.

Acolhe uma comunidade contemplativa de Beneditinas, instalada na Av. Ipiranga em 1939.

Dessa maneira, a nova capela, inaugurada em 1989, possui estilo moderno onde se destacam o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços – típico das Sinagogas- representando a plenitude. Diariamente, às 7h, e aos domingos, às 10h30, acontecem missas com canto gregoriano, abertas ao público. Venda de produtos (chocolates, pães e biscoitos) das 8h às 18h, com solicitação na portaria do Convento. Visitas sob agendamento através dos telefones: (24) 2242-2286/(24) 2242-2394.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.