O litoral paulista é um dos principais destinos do Brasil para a temporada de verão. O que muitos desconhecem, no entanto, são as praias um pouco mais reservadas.
Assim, é possível aproveitar com a família e amigos sem o agito intenso das mais movimentadas.
Guarujá
Situadas em condomínios, as praias do Éden e Tijucopava possuem acesso controlado, o que não permite lotação mesmo na alta temporada. Dessa forma, os interessados precisam chegar nas primeiras horas da manhã para garantir um espaço no local.
Já a Praia Preta é um pouco mais escondida, com aproximadamente 200 metros de extensão. Cercada pela Mata Atlântica, o acesso pode ser feito a partir da Prainha Branca ou pelo pontão de Bertioga.
Vegetação preservada e presença de animais estão atrelados ao visual tranquilo do destino. É possível também acessar a trilha do Camburizinho, que levará ao encontro de rio e cachoeira.
Os mais aventureiros que quiserem conhecer a Praia do Sangava devem ter como ponto de partida o bairro de Santa Cruz dos Navegantes.
Para chegar ao local de águas cristalinas e vegetação alta, é necessário enfrentar uma trilha de certa dificuldade, com muitas subidas e descidas.
Bertioga
Entre Guaratuba e Riviera de São Lourenço, a Praia de Itaguaré oferece piscinas naturais formadas pelo encontro do mar com o rio que leva o nome da praia.
A vizinha Guaratuba, a aproximadamente meia hora do centro da cidade, apresenta características semelhantes, e conta com oito quilômetros de orla. Tranquila, também permite a contemplação da natureza.
Itanhaém
A Praia da Saudade oferece lazer também com a opção de pescar no local. O acesso é feito por trilha partindo da Prainha, aos pés do Morro do Sapucaitava.