Projeto Vida Caiçara promove visitas monitoradas à Ilha Diana | Boqnews

Santos

25 DE JUNHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto Vida Caiçara promove visitas monitoradas à Ilha Diana

Iniciativa apoiada pela Embraport destaca cultura regional e contribui para formação de jovens moradores da região

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Desenvolvido de forma participativa desde outubro de 2012, o PEA – Programa de Educação Ambiental, no âmbito do licenciamento ambiental (IBAMA), inicia neste mês o Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária. Apoiado pela Embraport, o programa oferecerá aos visitantes da Ilha Diana um passeio de barco pelo canal do estuário, além de pratos da culinária caiçara.

A Embraport, comprometida com a comunidade, patrocinou a iniciativa em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, oferecendo suporte pedagógico e recursos materiais para a organização do projeto, que reuniu um grupo de moradores da Ilha Diana decididos a se qualificar para realizar as visitas monitoradas. Além de o projeto contribuir para compor a renda familiar dos moradores, representa um modo de cultivar e valorizar as raízes e saberes locais. No total, 24 moradores foram treinados para atuar como monitores e para fornecer as refeições aos visitantes.

“Ao se prepararem para a monitoria, os mais jovens mergulham nos valores culturaise passam a compreender melhor o modo de vida na ilha. Além disso, o projeto é uma oportunidade de apresentarem aspectos da cultura caiçara, ainda presentes nos costumes e na paisagem local, aos turistas”, comenta Reynaldo Pincette Filho, diretor da Embraport.

Visitas guiadas
O Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária atenderá grupos de 15 a 30 pessoas todos os dias da semana. Os passeios devem ser agendados com, no mínimo, três dias de antecedência, e apenas um grupo será atendido por dia.

Com um ingresso de R$ 63 por pessoa (pacote completo), os visitantes têm direito e ir e voltar da ilha de barco, além de fazer um passeio pelo estuário. O valor contempla, ainda, café da manhã, almoço e monitoria. A iniciativa prevê condições especiais para grupos maiores , como escolas e outras instituições da região, além da possibilidade de montar outros tipos de pacotes

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.