Região oferece opções de cavernas e cachoeiras | Boqnews
Foto: Divulgação

Vale do Ribeira

24 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Região oferece opções de cavernas e cachoeiras

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) possui cavernas,cachoeiras e rios, com trilhas para visitação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Último feriado do ano, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira. Para quem for emendar com o final de semana, nada melhor que programar uma boa viagem, partindo na quarta à noite e retornando apenas no domingo.

Próximo à Baixada Santista, o Vale do Ribeira é ótima opção para os apaixonados por natureza. Na região, encontra-se o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como Petar. Caracterizado pela grande quantidade de cavernas que abriga – são mais de 350 – o local impressiona pela beleza da natureza e é cenário ideal para belas fotografias.

Atualmente, 12 cavernas podem ser visitadas pelos turistas. Uma das mais conhecidas é a Caverna de Santana. Dos oito quilômetros de extensão, apenas 800 metros podem ser explorados. Neste curto trajeto, porém, já é possível se impressionar pelos magníficos salões e formações, que são resultados da ação da natureza. Os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o Buraco do Segredo, Pata do Elefante e Cabeça do Cavalo impressionam a todos os visitantes.

Uma das partes mais especiais é quando os monitores propõem um momento no escuro e no total silêncio em um dos salões. A visita acontece de terça-feira a domingo, das 9 às 15 horas.

Destaque também para as mais de 20 cachoeiras. Todas ideais para banho, ainda mais nesta época do ano quando a temperatura começa a aumentar. Em algumas, também é possível a prática de cascading e rapeis. Nos rios da região, os aventureiros também podem realizar bóia cross. O Rio Betari oferece dois níveis para agradar tanto os mais radicais como os mais calmos.

Serviço
O parque, criado em 1958, é considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em 35.772,5 hectares, o parque reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil, abrangendo os municípios de Iporanga e Apiaí.

O ingresso do Petar custa R$ 9,00 por pessoa (é necessário pagar a entrada em cada um dos núcleos de visitação) + taxa de R$ 6,00 por veículo. Crianças abaixo de 12 anos de idade, pessoas acima dos 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Informações pelo telefone (15) 3552-1875.

Hospedagem
Na região existem muitas opções de pousadas e campings. No Bairro da Serra, em Iporanga – comunidade mais próxima dos principais núcleos de visitação do Petar (Santana e Ouro Grosso) – estão a maioria das pousadas.

 

tur1019

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.