Restaurante Paru, do chef Dario Costa, será inaugurado em agosto | Boqnews

Atração

26 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Restaurante Paru, do chef Dario Costa, será inaugurado em agosto

No cardápio haverá sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa, tudo servido em embalagens ecológicas e descartáveis.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Com conceito ecológico, restaurante será um novo atrativo do Mercado de Peixes. Foto: Joaquim Ordonez – PMS-Divulgação

 

Localizado no mezanino do novo Mercado de Peixes de Santos, o restaurante Paru é agora a prioridade do chef de cozinha Dario Costa, que obteve o direito de exploração do espaço após processo licitatório realizado pela Prefeitura.

Na última quinta-feira (23), ele sagrou-se campeão do reality show Mestre do Sabor, da Rede Globo.

Assim, neste sábado (25), ele disse que trabalha com o prazo de um mês “para deixar tudo perfeito”, programando a inauguração para agosto.

Os três meses de gravação do programa o impediram de iniciar os trabalhos no mercado, aberto ao público no dia 18.

“Meu foco agora está no Paru e no Açougue do Mar”, afirma.

referindo-se também ao serviço de venda de pescados que funcionará no mesmo local.

Especificamente sobre o restaurante, ele diz que o objetivo é “conseguir fazer uma comida incrível, no estilo fast food, usando só ingredientes regionais e frutos do mar”.

 

Paru Ecológico

Portanto, no cardápio haverá sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa, “tudo servido em embalagens ecológicas e descartáveis”.

“O cliente fará o pedido no caixa ou no totem. Depois, retirará a comida no balcão da cozinha, sem formalidade alguma”, adianta o chef, expondo a ideia de redução da produção de lixo.

“O menu será enxuto justamente para que não haja desperdício, valorizando o simples e aproveitando ao máximo todas as partes do peixe”.

Além disso, outro conceito adotado é o de consumo sustentável, com exploração de sabores locais.

“Nossos peixes serão de águas brasileiras, muitas vezes de pesca artesanal daqui da região. Não serviremos salmão ou nenhum outro peixe que viajou de avião para chegar à região. Temos muito orgulho dos peixes e frutos do mar da nossa fauna. Quase 100% dos nossos legumes e verduras serão orgânicos de agricultura familiar, pois nos orgulhamos do que é nosso e nossa missão é fazer com que pensemos duas vezes antes de dar preferência para a produção industrial de alimentos”.

 

Vencedor do Mestres do Sabor, Dario Costa inaugura seu novo restaurante, o Paru,  em agosto na praça de alimentação do novo Mercado de Peixes. Foto: Joaquim Ordonez-Divulgação PMS

Prevenção

Para prevenção à covid-19, o funcionamento do restaurante seguirá os protocolos sanitários exigidos para este tipo de estabelecimento de acordo com a fase vigente do Plano São Paulo de retomada econômica.

Na entrada do Mercado de Peixes já é realizada aferição de temperatura corporal e aplicação de álcool em gel nas mãos.

Há ainda limitação de 40% da capacidade de público e uso obrigatório de máscara facial por clientes e funcionários.

 

Mercado

Portanto, localizado na Avenida Mário Covas, 3.050 (entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtemberg), o mercado é parte integrante do projeto da Nova Ponta da Praia.

Aberto à população no último sábado (18) – com funcionamento diário das 7h às 18h – dispõe de 20 boxes para venda de pescado, além de seção para comercialização de temperos e do mezanino, onde estão sendo instalados o restaurante Paru e o Açougue do Mar.

Para conforto e segurança dos clientes, o ambiente é totalmente climatizado e acessível (inclusive os sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino.

 

Mestre Dario Costa, de viagens internacionais para o reconhecimento nacional. Foto: Sam Kobayashi – Divulgação

Dario Costa

Nascido em Santos, o chef Dario Costa, 32 anos, relata que sempre teve ligação com o mar e com atividades como o surfe e a pesca.

Portanto, em busca de boas ondas, viajou aos 19 anos para a Nova Zelândia, onde teve o primeiro contato com a culinária ao obter emprego como lavador de pratos em um restaurante de comida ocidental.

Assim, de volta ao Brasil, estudou gastronomia e ainda teve experiências enriquecedoras na Itália e na Indonésia, em cozinhas nas quais adquiriu experiência com pescados e frutos do mar.

Antes do programa Mestre do Sabor, já havia participado, em 2016, do MasterChef Profissionais, na Rede Bandeirantes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.