O Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais famosos da cidade do Rio de Janeiro.
O ponto é parada obrigatória para o turista que pretende viajar ao município.
Seria algo parecido se uma pessoa viesse a Santos e não visitasse a Vila Belmiro ou a Bolsa do Café, por exemplo.
Diferentemente de alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro que ainda permanecem fechados por conta da pandemia da Covid-19, o Pão de Açúcar está aberto desde agosto.
Para chegar ao local, o turista pode utilizar o transporte público (ônibus ou metrô) e também os carros por aplicativo em direção ao bairro da Urca.
O passeio começa na estação da Praia Vermelha, onde o bondinho sobe ao Morro da Urca e vai até o Pão de Açúcar. Um dos momentos mais especiais do trajeto é a vista para a cidade, principalmente no pôr do sol.
Além das fotos que ficam de recordação para a vida inteira, o viajante pode apreciar uma das vistas mais lindas do mundo, como a Baia de Guanabara.

O bondinho permite vislumbrar do alto a beleza da paisagem do Rio de Janeiro: Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Mais opções
O turista também consegue optar pelo tour histórico que traz a história do Pão de Açúcar inaugurado em 1921.
E também o tour ecológico que conta detalhes sobre o bioma da região: a Mata Atlântica.
O preço do passeio tem diferentes valores. Apenas a viagem de bonde custa um pouco mais de R$ 100,00.
Já para fazer os tours, o preço acaba sendo mais caro. Devido a pandemia, o local segue os protocolos de segurança contra a Covid-19, disponibilizando o álcool em gel, com higienização da área.
Vale destacar que o bondinho tem muitas curiosidades. Uma delas é que o equipamento já foi cenário de grandes gravações da área audiovisual, como no filme 007 – Contra o Foguete da Morte, do ano de 1979 que marcou época e é lembrado até os dias atuais.