
O Cristo Redentor é um bom local para quem vai à cidade pela primeira vez e quer observar toda a beleza da vista do alto do Corcovado
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, o refrão do hino oficial do Rio de Janeiro, composto por André Filho, traduz o sentimento de orgulho que o carioca tem ao falar de sua terra.
O Rio de Janeiro completou 450 anos no dia 1º de março, mas a programação festiva para munícipes e turistas transcorrerá no decorrer dos próximos meses. O Cristo Redentor, símbolo máximo da capital fluminense, é um bom local para quem vai à cidade pela primeira vez e quer observar toda a beleza da vista do alto do Corcovado. O monumento fica aberto das 8h até às 19h.
As praias são atrações naturais para qualquer turista aproveitar a cidade. Leblon, Barra da Tijuca, Ipanema, Copacabana, entre outras, são ideais para descansar e desfrutar de uma água de coco. Bares e restaurentes com vista para o mar também são comuns nestas regiões.
O bondinho do Pão de Açucar é outro ponto turístico tradicional dos cariocas. O local abre às 8h e encerra a venda de bilhetes às 20h. Ver as belezas da orla do Rio, ao pôr do sol, é uma dica imperdível.
A estudante Ingrid Freitas, de 19 anos, aprovou a Cidade Maravilhosa. Ela foi ao Rio em excursão para a Jornada Mundial da Juventude, com presença do Papa Franscico, em agosto de 2013, e disse que a beleza das praias foi o que mais lhe chamou a atenção. “Visitei Copacabana, Ipanema e outras praias. São realmente muito bonitas. São diferentes das praias da nossa região, por exemplo”.
Ingrid ainda comentou que quer retornar ao Rio. “Não consegui visitar todos os pontos turísticos por causa da Jornada. Vi o Pão de Açucar só de longe. Na próxima vez, espero ter mais tempo”.
Os amantes de futebol não podem deixar de visitar o Maracanã, reformado para a Copa do Mundo do ano passado e palco de grandes conquistas do futebol brasileiro. No estádio, há um museu onde são retratadas histórias de craques como Pelé, Zico e Romário, além de momentos importantes da seleção pentacampeã mundial. Quando não existem jogos, o horário de visitação começa às 8h e termina às 17h, O passeio é monitorado, com duração de cerca de uma hora.
A noite carioca é internacionalmente conhecida por seus restaurantes e baladas. O bairro da Lapa conta com os melhores bares para os boêmios de plantão.
Preparando-se para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, a cidade realiza eventos como o Rei e Rainha da Praia de Vôlei. O torneio acontecerá de 9 a 12 de abril e contará com a presença de atletas com índice para disputar as Olimpíadas.
Para o feriado de Páscoa, o movimento na capital fluminense será intenso. A ocupação na rede hoteleira da cidade está estimada em 55%. Os pontos preferidos dos turistas são os bairrros de Ipanema e Leblon, com 79% de reservas confirmadas.
Copacabana e Leme também são outras regiões prestigiadas pelos visitantes, com 76% de confirnações, segundo a Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ).