A gastronomia é um ponto forte na hora de escolher uma viagem. Quando tratam-se de bebidas, a curiosidade aumenta, pois cada região brasileira tem uma tradição e forma de produção diferentes.
Ao falar de cachaça artesanal, por exemplo, o primeiro estado que vem à mente é Minas Gerais. Conhecido por suas iguarias marcantes e pelas deliciosas e famosas cachaças de alambique, muitas cidades mineiras proporcionam roteiros com visita às fazendas que produzem a bebida, degustação de seus sabores e história detalhada.
Brumadinho
Um dos municípios mais conhecidos pela produção de cachaça é Brumadinho (MG). A rota é dividida em circuitos: história da bebida e da cidade; explicações de como ela pode ser usada e harmonizada na gastronomia; visita aos produtores — não apenas de cachaça, como de queijos, doces e alimentos típicos de Minas Gerais.
Durante o passeio, o viajante descobre detalhes não apenas sobre a bebida destilada, mas também a história Brumadinho, outras tradições regionais, além de apreciar a beleza privilegiada do local, que tem fortes características interioranas.
Betim
O Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, localizado no município Betim, a 42 km de Belo Horizonte, é um Parque Ecológico que mistura natureza, cultura e lazer.
Além de conhecer e aproveitar a bela paisagem do lugar — que inclui ecoturismo em sua extensa área verde —, é possível visitar o Museu da Cachaça, que abriga cerca de 2 mil exemplares da bebida de vários lugares e de diferentes marcas.
Até mesmo rótulos raros que saíram do mercado há muito tempo estão expostas neste espaço.
No local, o turista também experimenta cachaças dos mais diferentes sabores e aromas — como o de flor de hibisco, uma novidade — e bastantes caras, podendo levar os destilados prediletos para casa.
Para agendar uma visita, o intressado deve enviar e-mail para [email protected] ou então acessar o site www.valeverde.com.br.