Para quem gosta de viajar para curtir o frio, em família ou entre amigos, as cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais são boas opções, em razão das atrações diferenciadas a preços mais econômicos. Lindóia, Águas de Lindóia e Monte Sião, por exemplo, proporcionam tranquilidade e lazer, tanto pelo turismo de esportes radicais como pelo rural.
O roteiro de inverno pode começar em Lindóia, situada no coração do Circuito das Águas Paulista, a 221 quilômetros de Santos. Com pouco menos de seis mil habitantes, Lindóia é uma pacata cidade do interior, que apresenta belezas naturais de tirar o fôlego. O passeio pelo rio do Peixe é um dos destaques do município. Atravessando toda cidade, o rio reserva ricas paisagens, com cachoeiras em toda sua extensão, onde é realizada a prática de esportes de aventura.
No sítio dos Caetanos, há opções de trilhas, com monitores que contam os contos, lendas e mistérios da região. No local, é possível observar os macacos, conhecer o processo do café da roça, com torragem caipira e moagem manual, além de ver todas as antiguidades da roça e conhecer o setor das carpas.
Para os mais urbanos, até o dia 1º de agosto, a cidade realiza o VI Festival Cultural de Inverno. Teatro, música e exposições de arte fazem parte da extensa programação que anima desde crianças até os mais velhos. No site www.lindoia.com.br, é possível ver toda a programação da festa iniciada na última quinta (1º).
A hospedagem fica por conta dos hotéis, pousadas e chalés na parte urbana e rural da Cidade. Na pousada do Sossego, por exemplo, um final de semana em julho para o casal sai por R$ 660. Com entrada na sexta-feira e saída no domingo, o pacote inclui café da manhã, almoço e janta.
Águas de Lindóia
Lindóia faz fronteira com quatro municípios. Um deles é Águas de Lindóia, considerada a capital termal do Brasil. As águas termais possuem propriedades digestivas, diuréticas e estimulantes. Muitas pessoas procuram o município com o intuito de realizar programas de termalismo, realizados sob orientação médica necessária para a correta utilização das fontes São Roque, Santa Filomena e Glória.
Também situada na Serra da Mantiqueira, a 945 metros de altitude, a cidade fica em uma bacia cercada por picos e morros. O turismo rural apresenta várias opções de passeios muito bem estruturados onde é possível aos participantes provarem especialidades culinárias típicas e conhecerem interessantes aspectos culturais da vida campestre.
Para os mais agitados, é possível realizar esportes ecológicos, como rafting, arborismo, caminhadas, cavalgadas, trilhas de Jeep, tirolesa e pesca esportiva. Com tantas opções, um dos passeios que se destacam é a caminhada pelas montanhas, que pode ser feita a pé, a cavalo, de charrete ou automóvel, de preferência começando bem ao raiar do dia, caso o passeio seja feito por caminhada.
Com um percurso de 8 quilômetros, a caminhada proporciona belezas naturais, além de muita aventura. Iniciando pela Represa Cavalinho Branco, passando pelo Recanto dos Nefelibatas, Morro Pelado, Bairro dos Coutos, Bairro do Brejal até chegar ao Vacance Hotel.
Complementando o grande universo de atrativos, a cidade oferece alternativas de hospedagem diferenciadas para agradar todos os estilos de visitantes – como resort, hotel de lazer e hotel-fazenda. As paisagens também são atrativos que chamam atenção dos turistas. Uma das que mais se destacam é a vista do alto do Morro Pelado, que alcança 100 quilômetros de montanhas cobertas por vegetação.
Monte Sião
A 9 quilômetros de Águas de Lindóia, Monte Sião tem tudo para entrar neste roteiro. Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade se destaca como marco divisório de Minas e São Paulo. Uma lenda antiga diz que o monte Sião, que faz a divisa entre Águas de Lindóia e a localidade mineira, possui um túnel secreto que a interliga diretamente com Machu Picchu no Peru. Vários grupos de espeleólogos já tentaram explorar o lugar e descobrir essa passagem.
Com temperaturas que oscilam a 0ºC, neste período do ano, o município oferece opções diversificadas de passeios, hospedagem e a famosa gastronomia mineira, com diversos restaurantes. Neste mês, acontece o TricoFest – Festival de Inverno, com programação animada.
Uma das principais atrações da Cidade, a produção de tricô começou em função do grande movimento turístico nas cidades vizinhas, que fazem parte da região conhecida como “circuito das águas”. Hoje, com processo industrial, a cidade faz parte do “circuito das malhas” e é o destino de milhares de turistas e de lojistas provenientes de outros estados.
Além das malhas, o turista pode aproveitar para conhecer as belas paisagens que esta cidade mineira oferece. Quem pretende relaxar e entrar em contato com a natureza, por exemplo, há várias propriedades rurais que oferecem uma oportunidade aos interessados em conhecer a vida no campo. Nessas propriedades, o turista pode acompanhar a fabricação de cachaças, vinhos, sorvetes artesanais, culinária típica e artesanato. Além de ver e conhecer plantações, animais e pescar.
Para os que gostam de aproveitar a noite, Monte Sião também conta com alguns barzinhos que fazem as noites da cidade ficarem mais divertidas. Com shows ao vivo, o agito acontece nos finais de semana, principalmente aos domingos.