Santos cria espaço para exposição e capacitação de artesãos no Centro | Boqnews
Foto: Francisco Arrais

Turismo

30 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos cria espaço para exposição e capacitação de artesãos no Centro

Casa do Trem Bélico foi adaptada e agora passa a abrigar a Casa do Artesão

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O aniversário de 477 anos de Santos trouxe boas novidades para o segmento da economia criativa e capacitação da Cidade. Sendo assim, foram entregues, neste sábado (28), a Casa do Artesão e a Loja Colaborativa Feito em Santos, que funcionarão na Casa do Trem Bélico (Centro).

Portanto, a Casa do Trem Bélico, única edificação colonial-militar do gênero no País com as características setecentistas portuguesas originais e o mais antigo prédio público da Cidade, passou por adaptação e agora abriga a Casa do Artesão.

Dessa forma, o espaço terá o foco em cursos para pequenos empreendedores locais com novos métodos e inovações na área de artesanato.

“Santos é uma Cidade Criativa não pelo que a Prefeitura faz, mas por vocês que desenvolvem esse trabalho. Nós precisávamos de um local para explorar essa vocação, que já é reconhecida internacionalmente, e essa casa, que antes conservava armas, agora vai abrigar nossas novas ferramentas: tesouras, telas, tecidos e corpos, porque a maior forma de paz é a arte”, disse o prefeito Rogério Santos.

Economia criativa

Responsável da pasta de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), órgão responsável pelas novidades, a secretária Selley Storino afirmou que a Casa do Artesão e a Loja Colaborativa são a materialização do significado da secretaria, reconfigurada há dois anos.

“Estamos qualificando empreendedores que ganham dinheiro através da economia criativa. A gente pensa tanto nisso que estamos criando estratégias para que os roteiros turísticos terminem aqui, para que as pessoas possam consumir esses produtos e a gente faça essa roda girar, unindo os três pilares da secretaria”, afirmou Selley.

Além disso, a expositora Elizete Rosa falou sobre a conquista em nome dos demais artesãos da região. “Só posso agradecer por tudo o que a gente obteve aqui. É uma grande vitória. Agora vamos poder ter um espaço para que os artesãos continuem colaborando entre si e incentivando esse projeto tão bacana. Parabéns a todos os envolvidos”, disse a empreendedora.

Para demonstrar a capacidade do espaço, foi aberta uma exposição com venda das formandas da 1ª Turma do Programa de Aceleração e Empreendedores Criativos.

No entanto, são 28 expositoras que ficarão no local por 60 dias, de quinta a sábado, das 11h às 16h. Após o período, elas cederão o espaço a outros profissionais do segmento.

Estão expostos desde roupas e acessórios a itens de decoração e lembranças de Santos. No local, ainda estão instaladas peças de artistas da região, como Leo Preo, Bonfim, Maria Angélica, Arzerra, Ale Vila Verde e Thiago Almeida, com peças em cerâmica, madeira, micro paints, entre outras produções.

A primeira oficina da Casa do Artesão será sobre vidros, seguida por cursos de cerâmica, marketing digital, redes sociais, entre outras qualificações.

Inicialmente, serão 15 vagas por modalidade, cujo único requisito para participação é ser artesão, ou seja, desenvolver trabalhos manuais.

As inscrições serão abertas nos próximos dias, pela internet, e as oficinas têm início já em fevereiro.

Contudo, mais informações a respeito das capacitações serão divulgadas a partir da próxima semana no Santos Portal e nas redes sociais do Feito em Santos. (https://www.instagram.com/feito.emsantos/)

A Loja Colaborativa Feito em Santos funcionará como uma feira itinerante.

Dessa maneira, cujos expositores ficarão no local por 60 dias e, após o período, cederão o espaço a outros profissionais.

A troca será por meio de chamamento público, onde os empreendedores poderão se candidatar a expor na Loja.

O lugar ainda contará com exposições de artistas da região, inicialmente no andar térreo.

No futuro, o primeiro piso do edifício será dedicado a essa finalidade. Vale lembrar que a Loja Colaborativa funciona no térreo da Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, nº 11, Centro Histórico), de quinta a sábado, das 11h às 16h.

Durante a inauguração da Casa do Artesão e da Loja Colaborativa , ainda houve o anúncio da abertura de 20 vagas na Ecofábrica Criativa do Mercado (Vila Nova). Saiba mais clicando aqui.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.