APT

Você ama Santos? Festival vai reunir turismo, cultura e música no Centro

O presidente da APT, Eduardo Silveira, explicou sobre o funcionamento do evento, que deverá ocorrer ainda neste semestre no Centro Histórico de Santos.

19 de fevereiro de 2021 - 13:45

Da Redação

Compartilhe

 

Você conhece a Cidade onde reside? E detalhes sobre a riqueza histórica de sua cidade?

Santos, um dos municípios mais antigos do País, se confunde com vários momentos da própria história do País, com a própria Independência do Brasil.

Personagens como José Bonifácio, Bartolomeu de Gusmão, Alexandre de Gusmão são alguns que enriquecem a história santista.

De forma a impulsionar e valorizar o conhecimento dos santistas pela história da Cidade, a Associação dos Profissionais de Turismo (APT) da Baixada Santista realizará neste semestre – em data a ser divulgada – o 1º Festival Santos Lovers, a ocorrer no Centro Histórico de Santos.

“O primeiro turista é o próprio morador”, enfatizou Eduardo Silveira, presidente da APT.

Ele adiantou alguns detalhes sobre o evento, reunindo o tripé: Turismo, Cultura e Música.

Silveira participou do programa Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, onde explicou que o evento – “que terá os protocolos sanitários e de segurança” – buscará mostrar à população – e turistas interessados – a riqueza histórica da Cidade.

Para tanto, há ideia, inclusive, das igrejas do Centro serem referência de apoio, integrando-as quanto às áreas turística e religiosa.

Um encontro já está marcado entre membros da APT com o bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, na próxima semana.

O presidente da associação também planeja, em parceria com a Secretaria de Educação de Santos, a realização de uma Semana Temática do Turismo em escolas para divulgar as riquezas turísticas e histórias do município.

Além disso, já ficou acertada com a Secretaria de Turismo de Santos  a parceria para que artesãos e profissionais atuantes na economia criativa possam usar a logomarca Santos Lovers.

 

O presidente da APT, Eduardo Silveira, explicou as ações da entidade e também os impactos provocados pela pandemia para o segmento turístico, que atinge outros 50 setores da economia. Foto: Carla Nascimento

Walking Tour

 

Uma das curiosidades do Festival Santos Lovers será o Walking Tour, um passeio a pé pelos pontos históricos da Cidade.

Será o segundo do gênero promovido pela APT.

Em outubro passado, 200 pessoas participaram do evento gratuito dentro das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

“Foi um sucesso, com a participação de munícipes e profissionais de turismo”, lembra.

Silveira também abordou outros temas, como o novo centro de convenções, as ações da APT, ausência dos cruzeiros marítimos, desafios e prejuízos do setor em razão da pandemia e perspectivas para o segmento turístico, inclusive com a volta dos cruzeiros marítimos para  a temporada 2021/2022.

Confira a entrevista concedida ao jornalista Francisco La Scala no programa Jornal Enfoque – Manhã de Notíciaa.