São Vicente destaca turismo e cultura no Fórum Brasil de Turismo Cultural | Boqnews
Foto: Prefeitura de São Vicente
29 de setembro de 2026

São Vicente destaca turismo e cultura no Fórum Brasil de Turismo Cultural

Entre os dias 22 e 24 de setembro, São Vicente participou do 4º Fórum Brasil de Turismo Cultural, realizado no Centro Histórico de Santos. Durante os três dias, o município apresentou seus principais atrativos turísticos, além da importância histórica e cultural como primeira cidade do Brasil.

A participação também destacou a gastronomia local e os investimentos realizados para modernizar a infraestrutura turística, cultural e gastronômica.

Atrativos de São Vicente

Durante o evento, o público conheceu diferentes pontos turísticos de São Vicente. Entre eles estão a Biquinha de Anchieta, as praias, a Fonte das Crianças e a Igreja Matriz.

O turismo religioso também ganhou destaque. Além disso, foram apresentados o Teleférico, o Parque Cultural Vila de São Vicente e os píeres do Pelé e dos Apaixonados.

A cidade também divulgou opções relacionadas ao turismo náutico. Nesse segmento, estão o Monumento dos 500 Anos, o Deck do Pescador, o Centro Comercial, a Ilha Porchat e a Ponte Pênsil.

Modernização do turismo

Além dos atrativos, São Vicente apresentou iniciativas voltadas à modernização da estrutura turística. Os investimentos envolvem áreas como cultura, gastronomia e turismo.

Dessa forma, a participação no fórum buscou mostrar o potencial do município para receber diferentes perfis de visitantes. A proposta também reforçou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade e da Baixada Santista.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Andrade, ressaltou a importância do encontro para a região.

“Foram três dias de muito diálogo, aprendizado, troca de experiências e construção coletiva em torno de um tema fundamental para o futuro da nossa região: o turismo e a cultura como instrumentos de desenvolvimento econômico e social. Foi uma grande satisfação participar deste importante fórum, ao lado de representantes do poder público, profissionais, empresários, empreendedores e tantos parceiros que trabalham diariamente para fortalecer o turismo cultural e impulsionar a economia de São Vicente e de toda a Baixada Santista”.

Fórum reuniu representantes do turismo

Realizado entre 22 e 24 de setembro, no Centro Histórico de Santos, o 4º Fórum Brasil de Turismo Cultural reuniu gestores, especialistas, profissionais, empreendedores e público interessado no setor.

Com o tema “Conectar Culturas, Fortalecer Territórios, Transformar Futuros”, o encontro debateu ações para fortalecer o patrimônio, a economia criativa e o turismo sustentável.

A programação contou ainda com a Expo Cidades Históricas, feiras de criação, o Fórum Brasil Turismo Religioso, painéis temáticos e roteiros guiados por locais que fazem parte da história de Santos.

Da Redação
Compartilhe:
✕

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

✕

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

✕

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.