SP fortalece conservação de cavernas e visa promover o turismo no estado | Boqnews
Foto: Divulgação/SIMA

Turismo

13 DE MAIO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

SP fortalece conservação de cavernas e visa promover o turismo no estado

Governo também lançou um novo edital para impulsionar o programa Pró Juçara pagando um valor maior aos produtores de sementes da palmeira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O governo de São Paulo anunciou uma série de medidas para fortalecer a conservação de cavernas e ampliar o alcance do programa Pró Juçara. O objetivo é aumentar o potencial turístico em locais pouco visitados e promover a sustentabilidade ambiental.

Para isso, o Conselho do Patrimônio Espeleológico do Estado de São Paulo (CPESP) teve reorganização para contribuir com políticas de proteção, pesquisa e manejo responsável das cavernas. “O objetivo é fortalecer esse conselho, que é técnico e busca se manifestar em relação aos estudos ambientais, planos de manejo, dentre outros tipos de manifestações técnicas, explica o subsecretário de meio ambiente, Jônatas Trindade.

Isso inclui apoio técnico para cavernas fora de Unidades de Conservação, visando o turismo sustentável. Atualmente, São Paulo possui o registro de 891 cavernas, especialmente no Vale do Ribeira, com destaque para a Caverna do Diabo, uma importante atração turística.

Além disso, o governo lançou um novo edital para aquisição de sementes de palmeira juçara.

Desse modo, pagando um valor maior aos produtores, visando repovoar a espécie e promover alternativas econômicas sustentáveis para comunidades tradicionais.

O programa Pró Juçara também oferece pagamento por serviços ambientais a produtores que plantam a palmeira, buscando desestimular a extração do palmito e promover atividades sustentáveis.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.