Estendida sobre os territórios da Argentina e do Chile, a Patagônia apresenta uma das paisagens mais atraentes da América do Sul, onde predominam cadeias de montanhas, lagos e lagoas, rios e cachoeiras, bosques e geleiras.
Na Argentina, ela está situada ao sul do Rio Colorado e se divide em duas regiões: a primeira constituída por cadeias montanhosas permeadas por vales, bosques, lagos e geleiras e a segunda formada por serras e desertos.
Já no Chile, a Patagônia engloba as Cordilheiras da Costa e dos Andes. As montanhas nevadas, geleiras, vulcões, e magníficos vales interiores recobertos por florestas frias e rios são os principais características da região.
Patagônia Argentina
Um dos principais roteiros é a Península de Valdés, considerada patrimônio mundial desde 1999. A cidade de Ushuaia também oferece amplo número de atrativos.
As águas da região são cristalinas e ótimas para o mergulho. A melhor época para realizá-lo é durante os meses de março a dezembro, pois a atividade solar permite uma visibilidade que supera os 15 metros. A temperatura da água varia de 0 a 4°C.
Canal de Beagle
Marca a fronteira entre o Chile e a Argentina. Pode-se visitar várias ilhas, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos, pingüins magalhânicos, cormoranes e outras aves marinhas.
Terra do Fogo
É o único da Argentina que possui costas para o mar. Ele tem vistas de lagos, florestas e turfeiras. A partir de Ushuaia, é possível realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas tranquilas e transparentes. Nas excursões pelo Canal de Beagle são avistados lobos marinhos, pingüins magalhânicos e cormoranes.
Valle Tierra Mayor
É o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski e motos-trenó. Também é possível realizar caminhadas.
Patagônia Chilena
Os que optarem pelo lado da Cordilheira dos Andes não podem deixar de visitar alguns pontos túrísticos considerados como principais. Alguns deles são o Parque Nacional de Torres del Paine, Cuernos del Paine, Rio Palne, Glaciar Grey, Catarata do Rio Paine, Mirante do Lago Nordenskjöld e Estreito de Magalhães.
Torres del Paine
O maciço Paine é especial, devido ao conjunto de montanhas distintas, sempre cobertas de neve, que compõem, primeiramente, o Cuernos del Paine, que possui picos retorcidos. Posteriormente, há a Torres del Paine, com a forma de três grandes dedos de granito. Por último, as montanhas mais altas: a Paine Grande e Cerro Fortaleza, ambas com mais de 3 mil metros de altitude.
Inaugurado em 1959, o Parque Nacional Torres Del Paine possui 250 mil hectares de área e, em 1978, foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco.
O local cria um ambiente ideal para observação e exploração: Torres del Paine é considerado um dos melhores lugares do mundo para trekking de alto desempenho. Existem circuitos que chegam a quase todos os pontos do parque, como o lago glacial na base das Torres del Paine, a geleira, os lagos Grey e Pehoe, de onde pode-se chegar perto do fabuloso Cuernos del Paine, uma das mais desafiadoras cordilheiras do mundo.
08 DE MAIO DE 2009
Terra do gelo
Estendida sobre os territórios da Argentina e do Chile, a Patagônia apresenta uma das paisagens mais atraentes da América do Sul, onde predominam cadeias de montanhas, lagos e lagoas, rios e cachoeiras, bosques e geleiras.Na Argentina, ela está situada ao sul do Rio Colorado e se divide em duas regiões: a primeira constituída por cadeias […]