Vale Europeu une culturas de países, como Alemanha e Itália | Boqnews
Divulgação

Santa Catarina

21 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Vale Europeu une culturas de países, como Alemanha e Itália

Pomerode (foto), a cidade mais alemã do Brasil. Gastronomia e arquitetura são pontos fortes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Falta pouco para as férias de julho, por isso é bom já estudar e analisar os possíveis destinos nacionais e internacionais. Aproveitar o inverno brasileiro é uma boa forma de deixar as férias ainda mais marcantes e de descobrir novos destinos, como o Vale Europeu, de Santa Catarina.

O roteiro é formado por algumas cidades que fazem parte do Vale do Itajaí. Esses municípios foram colonizados, principalmente, por alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses. Por isso suas características europeias — seja nos costumes, eventos culturais, arquitetura ou gastronomia — são tão enraizadas. Nem todos podem dedicar um mês para viajar, por isso confira o que certas cidades oferecem a partir de sua herança histórica.

pomerode-Alemã
Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar têm predominância nas tradições germânicas. Um exemplo é a Oktoberfest, que acontece todos os anos em outubro, em Blumenau. A maior festa alemã do País mantém e propaga os hábitos dos seus colonizadores em vários estados. Muita cerveja, comidas típicas e danças são apresentadas na grande festa. O turista até aprende a reproduzir algumas palavras em alemão.

Mas Pomerode é a cidade mais alemã do país. São muitas colônias que mantêm vivas as tradições do seu povo de origem, a começar pela arquitetura e decoração das casas. Parece que o município parou no tempo. É muito comum, por exemplo, que as pessoas falem dois idiomas: o português e o alemão.
A gastronomia é bastante diversificada. Mas aos finais de semana algumas casas oferecem música típica e os funcionários também entram no clima com vestimenta semelhante a dos alemães.

nova-trento-scItaliana
São João Batista, Rodeio e Nova Trento seguem firme e forte em suas tradições italianas. Experimentar deliciosas pizzas ou macarronadas acompanhadas de um delicioso vinho regional nos restaurantes e também nas pousadas é uma boa pedida. Nova Trento, por exemplo, é referência em turismo religioso, assim como muitas cidades da Itália.

Este é o único município do País a possuir dois santuários reconhecidos pela Igreja Católica. Um deles é o Santa Paulina, conhecido mundialmente pela sua arquitetura marcante, e por receber milhares de fieis o ano inteiro. Os traços da colonização também estão inseridos nos eventos culturais, com grupos folclóricos de dança e canto.

 

tur1101

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.