60% dos ataques de animais peçonhentos ocorrem no verão | Boqnews

Vida +

09 DE DEZEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

60% dos ataques de animais peçonhentos ocorrem no verão

A chegada do Verão traz com ele o aumento no número de casos de acidentes com animais peçonhentos. Nos últimos três anos, o Estado de São Paulo registrou 34.810 ocorrências. Este aumento está diretamente relacionado aos hábitos dos animais e das pessoas, que neste período acabam se expondo mais aos riscos em passeios pela mata, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


A chegada do Verão traz com ele o aumento no número de casos de acidentes com animais peçonhentos. Nos últimos três anos, o Estado de São Paulo registrou 34.810 ocorrências. Este aumento está diretamente relacionado aos hábitos dos animais e das pessoas, que neste período acabam se expondo mais aos riscos em passeios pela mata, por exemplo.


Entre os animais peçonhentos mais comuns e que exigem maiores cuidados, estão escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas. Os bichos muitas vezes estão escondidos em entulhos, em roupas ou dentro dos sapatos. Diferentemente do que muitos imaginam, a grande maioria dos ataques ocorre nos centros urbanos. No entanto, os acidentes no campo e na mata também são freqüentes. Por isso, os cuidados devem ser tomados em diversas situações.


“No caso de se acidentar não é indicado o uso de torniquete ou o corte no local da picada. O correto é correr até o serviço mais próximo e procurar atendimento”, afirma a técnica da Divisão de Zoonoses, Joceley Casimiro Campos.


A Secretaria de Estado da Saúde conta com 225 locais (http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/APECO07_UNID.htm), de atendimento em todo Estado e dá algumas dicas para evitar acidentes. 


Cuidados preventivos:


– utilizar luvas para cuidar dos jardins;


– usar botas de cano alto em terrenos baldios ou quando for entrar na   mata;


– evitar manter entulhos em casa ou locais de circulação;


–  manter o quintal sempre limpo


– bater o sapato antes de calçá-lo


Em caso de picada:


– não usar torniquete

– não fazer corte no local

– procurar atendimento


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.