Cuidados com a pele diminuem a chance de câncer | Boqnews
Foto: Divulgação

Dezembro laranja

23 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidados com a pele diminuem a chance de câncer

Profissionais recomendam o uso de protetores solares, preferencialmente a partir do fator 30

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

protetorVerão é sinônimo de diversão, mas também de proteção. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou o Dezembro Laranja a fim de conscientizar a população sobre as causas e riscos do câncer de pele.

Desde a infância, as crianças já ouvem que a exposição ao sol durante horas seguidas pode trazer danos à saúde, assim como à estética. Este cuidado, segundo o chefe do serviço de dermatologia do Hospital Ana Costa, Ruy Duarte, deve ser mantido também na fase adulta. “Em primeiro lugar as pessoas precisam ter cuidado com o sol. Não é só porque passou protetor solar que está 100% protegido dos perigos”, afirma.
Segundo ele, o horário de ir à praia, por exemplo, deve ser monitorado. “Das 10 às 16 horas é o período mais perigoso. O ideal é se expor antes deste horário ou depois, tanto crianças, quanto adultos ou idosos”, salienta Duarte.

Sobre o uso do protetor solar, o médico explica que deve ser usado diariamente o fator 30 ou superior. “Hoje temos protetores para todos os tipos de pele. Até mesmo existem marcas que investiram no protetor com cor; para pele oleosa e pele madura. As pessoas não tem mais desculpa para evitar o uso diário do produto”, frisa o dermatologista.

Na bolsa, em dias quentes e ensolarados não pode faltar: protetor solar, labial e a água termal, que auxilia na sensação de refrescância e hidratação.

Cuidados
O cuidado com a pele não deve ser apenas durante o período em que a pessoa está exposta ao sol, mas também depois. A hidratação por meio de cremes e também de líquidos é recomendada para manter uma pele saudável.

Além disso, é importante não ficar muito tempo com a roupa molhada no corpo, pois, segundo o especialista, a umidade, assim como o calor, aumentam as chances de irritações e micoses. “Neste caso, o cuidado com crianças e idosos deve ser redobrado”, salienta.

Câncer de pele
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o mais comum de todos os tipos. O especialista esclarece que tem aumentado cada vez mais os índices da doença, por isso é necessário todos os cuidados para evitá-la.

“Pessoas com a pele, cabelo e olhos claros estão mais sujeitas ao câncer de pele. Este é um público que sempre deve ficar atento, principalmente se ocorre a exposição ao sol de forma inadequada”, ressalta. “O câncer de pele não coça, não dói, fica apenas uma mancha. Por isso a tendência é o problema crescer e se aprofundar”.

No site da SBD há uma calculadora para saber o risco do câncer de pelo devido às características genéticas e cuidados habituais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.