Confira cuidados com a pele que devem ser feitos pós-sol | Boqnews
Foto: Divulgação

Prevenção

19 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Confira cuidados com a pele que devem ser feitos pós-sol

Veja dicas que podem amenizar o incômodo após a exposição solar e prevenir futuros problemas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O especialista recomenda que depois da exposição solar deve-se tomar um banho com água morna ou fresca

O especialista recomenda que depois da exposição solar deve-se tomar um banho com água morna ou fresca

A importância do uso do filtro solar no dia a dia e durante o lazer, seja nos banhos de sol à beira mar, piscina e na prática esportiva é sempre relevante. Porém, os cuidados que vão além da proteção contra os raios UVA e UVB também precisam ser levados em consideração.

“Apesar do uso de filtro, a pessoa pode voltar ardida da praia ou qualquer atividade ao sol, porque ele não é uma proteção absoluta. Um dos fatores que influenciam são o fator de proteção, que não deve ser inferior à FPS 25 ou 30, o tempo mais prolongado ao sol, o tipo de pele – quanto mais branca, mais sensível, o quanto a pessoa transpira, a permanência na água, assim como a aplicação insuficiente do filtro ou a falta da reaplicação”, diz Dr. Ruy Duarte, Responsável pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Ana Costa.

Confira algumas recomendações do dermatologista para os cuidados pós-sol.

 

PELE FRESQUINHA

O especialista recomenda que depois da exposição solar deve-se tomar um banho com água morna ou fresca. “Pode ser aplicado um hidratante – normal ou de linha medicinal que possuem elementos químicos próprios para acalmar a irritação da pele ou até os considerados calmantes. Porém, neste caso, é preciso precaução, uma vez que produtos para queimaduras ou outros equivalentes podem acabar prejudicando em vez de ajudar. Havendo a necessidade do uso dos mesmos, o recomendado é procurar o atendimento médico – dermatológico”, explica.

Dr. Ruy também recomenda a ingestão de água, o uso de roupas leves e ventiladas de tecidos que não sejam sintéticos e permanecer em ambientes frescos.

 

ALERGIA AO FILTRO SOLAR. E AGORA?

Segundo o médico a primeira providência em caso de reação alérgica ao filtro a é suspender o uso. Se a alergia surgir após a aplicação é preciso lavar bem o local comprometido, fazer compressas com soro fisiológico ou até borrifar água termal. “Em seguida, é importante procurar por atendimento médico. A automedicação é a indicação irregular de remédios podem mais atrapalhar do que ajudar”, diz.

 

BROTOEJA

“Embora crianças sejam mais propensas à brotoeja, ela também ocorre nos adultos, e se relaciona não propriamente com a luz solar, e sim com o calor elevado”, afirma.  “Os cuidados são o banho não quente, compressas com soro fisiológico ou água termal. Também é indicado o uso da pasta d´água. Porém, em casos mais severos, são necessários outros medicamentos que podem ser prescritos pelo pediatra ou dermatologista”, informa.

 

DEPILAÇÃO

Outro cuidado importante que deve ser mantido é com procedimentos que podem irritar a pele se feitos antes da exposição solar, como a depilação. “Em menos ou maior grau, podem irritar a pele e consequentemente, levar à formação de manchas escuras na área comprometida”, finaliza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.