A cada 45 minutos acontece um suicídio no Brasil | Boqnews
Foto: Rom Santa Rosa

Setembro amarelo

18 DE SETEMBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

A cada 45 minutos acontece um suicídio no Brasil

Em Santos, 14 pessoas tiraram a própria vida neste ano. Necessidade, portanto, deste assunto ser colocado no centro da discussão, dentro do programa Setembro Amarelo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo e a cada 45 minutos no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os casos nos últimos anos — principalmente entre os jovens — são crescentes, o que amplifica a necessidade de alertar a população sobre a prevenção do suicídio.

Desde 2009, setembro ganhou a cor amarela, instituída pelo Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Todavia, foi a partir de 2015, com a campanha Falar é a melhor solução, que a divulgação da ação ganhou novas projeções.

O médico psiquiatra Fellipe Miranda Leal salienta que o suicídio está entre as dez causas mais frequentes de morte na maioria dos países. Em média, quase 2 mil pessoas colocam fim à vida diariamente.

“Essa taxa supera, ao final de um ano, a soma de todas as mortes causadas por homicídios, acidentes de transporte, guerras e conflitos civis”, observa.

No Brasil, são cerca de 32 mortes diárias pelo suicídio e embora o País não esteja entre os maiores do mundo, o aumento de casos é preocupante.

Entre 2000 e 2012, segundo o psiquiatra, houve um aumento de 10,4%, sendo observado um crescimento de mais de 30% em jovens. Em 2016, em Santos, foram registrados 34 óbitos e, em 2017 (no período de 1º de janeiro a 31 de agosto), 14 falecimentos – quase dois/mês.

“Possivelmente, esses números estão relacionados ao aumento do sofrimento psíquico e de transtorno mentais de um modo geral. Não obstante, a magnitude desta questão é ainda maior pois a mensuração do suicídio representa uma parte de um urgente problema de saúde pública, que é o comportamento suicida. Vale apontar que a estimativa do número de tentativas de suicídio representa cerca de dez vezes o número de suicídios”.

Um levantamento realizado com base nos últimos cinco anos de atendimentos do Serviço de Interconsulta Psiquiátrica da Santa Casa de Santos mostra que em 132 das 729 solicitações o comportamento suicida estava presente — representando quase 20% —, sendo que entre os adolescentes esta taxa sobe para 40%.

Comportamento

De acordo com Leal, o principal alerta para a ocorrência do comportamento suicida é a identificação precoce de sinais que apontem para existência de sofrimento psíquico e transtorno mental, como as depressões, os transtornos de personalidade e o uso de álcool e/ou drogas.

Há 55 anos, o CVV – Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e no combate ao suicídio. A ideia é escutar o outro sem julgamentos, segundo o voluntário de Santos, Renato Caetano, que há 34 anos atua neste serviço.

“Os voluntários do CVV percebem, por meio de ligações ou no chat, como as pessoas se sentem em relação aos problemas que estão passando. É difícil você falar o quanto você está se sentindo impotente ou só. Muitas das que procuram pelo CVV já tentaram se abrir com pessoas próximas, mas não conseguiram”, diz.

Em média, são atendidas 1500 chamadas por mês só na unidade de Santos. Os atendimentos (sob total sigilo) são feitos pelo telefone (141), pessoalmente (Rua Campos Melo, 189) e pelo site www.cvv.org.br.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.