A técnica do balão intragástrico é uma novidade em Santos | Boqnews
Foto: Pixabay

Vida +

20 DE DEZEMBRO DE 2022

A técnica do balão intragástrico é uma novidade em Santos

Instituto de Emagrecimento de Santos (IES) traz método do balão intragástrico, procedimento menos invasivo e com 100% de taxa de sucesso de emagrecimento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Visando o corpo em dia para o verão, muita gente recorre a dietas mirabolantes para emagrecer a qualquer custo, ou acredita que procedimentos cirúrgicos invasivos são a solução rápida para perder peso.

Ambas as tentativas, especialmente sem o acompanhamento de especialistas para trabalhar o problema da raiz, podem trazer consequências ruins para a saúde.

 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.

Além disso, essa realidade se dá devido a uma série de fatores, como hábitos alimentares, falta de exercícios, uma rotina caótica, problemas hormonais ou emocionais.

Emagrecimento

Para aqueles que precisam emagrecer e buscam um método seguro, o Instituto de Emagrecimento de Santos (IES) acaba de trazer para a cidade a técnica de aplicação do balão intragástrico por endoscopia. Com ela, segundo as endoscopistas tituladas pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) responsáveis pelo local,  as médicas Dra. Tássia Denobile Serra e Dra. Carolina Manna Santos, é possível perder cerca de 20% do peso inicial, podendo atingir taxas mais elevadas de acordo com a aderência do paciente ao tratamento.

 

Para isso, o IES apresenta um programa de emagrecimento que conta com uma equipe multidisciplinar, que trabalha integrada e com atenção dedicada ao paciente. “Contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada que estará de mãos unidas com o paciente durante todo o tratamento”, informa a médica Carolina.

 

São eles: anestesista, endocrinologista, psicóloga e nutricionista, que fazem o acompanhamento do paciente no pré, durante e pós-procedimento, além das duas endoscopistas que aplicam o balão e são responsáveis por todo o processo – ambas as médicas são membros e certificadas pela Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade (SBEMO).

 

Como é a técnica

 

A técnica de emagrecimento usando o balão intragástrico consiste na introdução do balão dentro do estômago por endoscopia. Ou seja, o paciente é anestesiado e é realizada introdução do balão pela boca, idem ao processo endoscópico. Ao chegar no estômago, é injetado dentro do balão uma solução com azul de metileno, inflando-o.

 

Assim, ele ocupará uma parte do estômago – cerca de 60% do seu volume -, promovendo uma sensação de saciedade precoce ao paciente.

Dessa forma, isso significa que ele necessita de menos alimento para se sentir satisfeito. Todo o procedimento é realizado em ambiente hospitalar no Hospital São Lucas, em Santos.

“O procedimento dura no máximo 20 minutos. Depois do procedimento, o paciente ficará na sala de recuperação e, após, receberá alta, sem necessidade de internação”, explica a endoscopista Tássia.

 

Antes do procedimento, pacientes do IES passam por consultas com os especialistas da equipe. Sendo eles, endocrinologista, psicóloga e nutricionista.

Além disso, exames para avaliar suas necessidades e se não há contra-indicações para a colocação do balão.

Portanto, tudo isso com o objetivo de garantir a segurança do paciente.

Por isso, o acompanhamento com toda a equipe é essencial.

 

Último passo 

Mas, o tratamento não para por aí.

O paciente deve dar continuidade às sessões com a psicóloga e a nutricionista por certos períodos para garantir o sucesso do tratamento.

As médicas responsáveis pelo procedimento, as endoscopistas Dra. Tássia Denobile Serra e Dra. Carolina Manna Santos,  também realizam o acompanhamento mensal do paciente, seja em consulta presencial ou online do começo ao fim.

“É muito importante o paciente saber que nunca ficará desamparado durante o tratamento, o que traz mais tranquilidade a ele e, consequentemente, sucesso ao processo”, garantem as médicas.

Portanto, o tratamento de emagrecimento com o balão intragástrico pode durar de seis meses (mais rápido) a um ano, dependendo da avaliação das especialistas.

O retorno à rotina é rápido e sem restrição a atividades físicas.

“Por ser um procedimento menos invasivo, semelhante a uma endoscopia, ele envolve menos riscos e tudo fica intacto. Caso o balão estoure, o azul de metileno é liberado pela urina que a torna com coloração azulada, assim podemos trocar o balão o mais rápido possível, sem oferecer riscos ao paciente. É diferente de uma cirurgia bariátrica, que corta e costura uma parte do estômago, portanto irreversível ”, conclui a médica Dra. Tássia Denobile Serra.

 

Balão intragástrico X dieta isolada

 

Dessa forma, a técnica do balão intragástrico se mostra mais efetiva do que a dieta isolada por vários fatores, mas, principalmente, porque esse tipo de tratamento muda o estilo de vida do paciente.

Além disso, o procedimento com o balão não faz uma restrição alimentar rígida, mas, sim, uma restrição programada.

“A dieta isolada, por si só, resulta em uma perda de peso pequena que desestimula o paciente. Cerca de 40% a 50% dos pacientes que fazem esse tipo de dieta abandonam o acompanhamento clínico na primeira ou segunda consulta devido à falta de resultado”, explica a Dra. Carolina Manna Santos.

 

“Em contrapartida, quando bem indicado o balão, o paciente perde, em média, mais que o triplo do peso comparado à dieta isolada, já no primeiro mês. Isso gera maior adesão do paciente ao acompanhamento multidisciplinar”, completa a especialista.

 

No entanto, para o sucesso no emagrecimento, o paciente deve seguir uma boa orientação nutricional com uma nutricionista especializada, atividade física e uma mudança de estilo de vida.

Além disso, é importante ter o orientação psicológica.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.