Algumas doenças bucais pioram por causa da má higienização local | Boqnews

Vida +

22 DE JUNHO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Algumas doenças bucais pioram por causa da má higienização local

A boca, de modo geral, precisa de grandes cuidados já que nela habitam várias bactérias. Diversas doenças podem se manifestar por influência da má higienização bucal (escovação de forma errônea). Por isso é aconselhável frequentar periodicamente o dentista para preservar a saúde bucal, principalmente em pacientes que sofrem de doenças imunológicas. Segundo a cirurgiã dentista […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A boca, de modo geral, precisa de grandes cuidados já que nela habitam várias bactérias. Diversas doenças podem se manifestar por influência da má higienização bucal (escovação de forma errônea). Por isso é aconselhável frequentar periodicamente o dentista para preservar a saúde bucal, principalmente em pacientes que sofrem de doenças imunológicas.
Segundo a cirurgiã dentista Ana Virginia Cruz Nakandakare, os problemas bucais mais habituais são as aftas, candidíase oral (sapinho), herpes simples e xerostomia (boca seca). “A maioria destes estão ligados a outros problemas de saúde. Mas em algumas situações não é um problema tão simples assim, como o câncer de boca. Muitas vezes os pacientes pensam que estão com afta”, exemplifica.
A profissional ressalta que todos esses problemas são simples e comuns, mas quando não é cuidado corretamente o quadro pode piorar. 
Herpes – Muitos pensam que a herpes simples é contraída apenas pelo beijo. Porém, por ser uma doença viral, pode simplesmente ser contraída pelo ar.  Ana explica que a doença ocorre entre a mucosa da boca e o lábio, dando ao paciente a sensação de coceira e queimadura. 
“Quando a pessoa contrai a herpes, ela sempre terá. Só que o problema apenas aparece quando há queda imunológica”, enfoca. “No cotidiano é o estresse que gera o surgimento da doença”. 
A especialista ressalta que muitas pessoas confundem a herpes com a afta. Entretanto, as aftas acometem a parte interna da boca e duram, em média, de sete e dez dias. 
Sapinho – A candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho, ocorre geralmente em crianças. “Este problema é causado por fungos. Em bebês, ela é normal”, afirma. “Já nos adultos acontece quando a pessoa usa próteses e não higieniza a boca corretamente com tratamento odontológico ou até mesmo na escovação”.  

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.