Aplicação de maquiagem em crianças exige cuidados especiais | Boqnews

Vida +

19 DE AGOSTO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Aplicação de maquiagem em crianças exige cuidados especiais

Antigamente, um dos divertimentos das meninas era brincar com a maquiagem da mãe para se parecer com ela e imitar “gente grande”. Mas não se tratava de um item necessário no dia-a-dia. Hoje, muitas crianças entram no mundo da beleza bem cedo,  com o uso constante de maquiagem, como batons, esmaltes, blush, sombra e até […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Antigamente, um dos divertimentos das meninas era brincar com a maquiagem da mãe para se parecer com ela e imitar “gente grande”. Mas não se tratava de um item necessário no dia-a-dia. Hoje, muitas crianças entram no mundo da beleza bem cedo,  com o uso constante de maquiagem, como batons, esmaltes, blush, sombra e até rímel. Por isso, é importante tomar alguns cuidados na escolha dos produtos.


De acordo com a dermatologista e diretora do Centro de Dermatologia e Estética, Cristine Carvalho, não há uma idade correta para começar a maquiar uma criança. “Porém, o risco de alergia por irritações causadas pelos produtos, principalmente por causa dos corantes, é muito grande”, conta. Segundo ela, o ideal seria não maquiar crianças. “Quanto mais jovem a pele da criança, mais sensível ela tende a ser e, portanto, mais irritável”, afirma.


Cuidados


Contudo, caso a mãe queira utilizar materiais de beleza nas crianças, existem no mercado produtos voltados ao público infantil ou ainda aqueles que são feitos para adultos, mas que são hipoalergênicos — ou seja, não oferecem risco às crianças. “Existem indústrias cosméticas que produzem maquiagens solúveis em água, com menos corantes e conservantes”, afirma. Estas, segundo a médica, deveriam ser escolhidas pelo menor risco.


De acordo com a maquiadora e diretora de vendas da Mary Kay Cosméticos, Jordana Ardito, é necessário que a idade da criança seja respeitada. “O ideal é que os pais tenham bom senso e leveza na escolha do tom e da maquiagem”, afirma. “O ideal é optar por makes que sejam não-comedogênicos, ou seja, não obstruem os poros e assim não causam espinhas. Assim como os produtos sem parafina, que podem ressecar ou irritar a pele da criança”, conta.


Outra observação é em relação à higiene pessoal. “Normalmente, a mãe maquia a criança com sua própria maquiagem. Os produtos  são pessoais e intransferíveis. É importante tomar cuidado com vários fatores, sendo um deles a atenção às mães fumantes, pois o batom ou outros produtos podem ficar com gosto e cheiro”, afirma.


Problemas


Caso estas precauções não sejam tomadas, a criança pode desenvolver problemas na pele. “Os principais são as alergias, que podem ser desde uma pequena irritação na pele com eritema ou vermelhidão e edema, ou inchaço mínimo. Pode ocorrer também uma reação alérgica grave com risco para a criança, podendo ser generalizada por todo corpo, e não somente na pele onde foi aplicada a maquiagem”, alerta a dermatologista.
A maquiadora conta que a alergia pode aparecer não só na hora do uso do produto, como também anos mais tarde, dificultando o diagnóstico. “Caso ocorra qualquer incidente, o ideal é descontinuar o uso e procurar um dermatologista”, diz.


Festas


Em situações especiais, como  um casamento ou festa, dependendo da idade da criança, é possível maquiá-la com suavidade, sem perder o ar infantil. “Um pouco de blush e um batom rosa claro resolvem o problema e enaltecem a roupa e a aparência”, conta Jordana.


Inúmeras marcas estão disponíveis no mercado, porém os pais devem estar atentos ao rótulo. “Prefira sempre uma maquiagem mineral, que é mais leve em sua composição e tem alta durabilidade”, recomenda Jordana.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.