Atenção à imunização | Boqnews

Vida +

11 DE SETEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Atenção à imunização

Gripes, resfriados e até mesmo alergias costumam “importunar” cães e gatos nesta época do ano. Para evitar ou amenizar os sintomas, basta seguir alguns procedimentos básicos que ajudam a imunizar o organismo dos bichinhos. E fique alerta: tosses, espirros, nariz escorrendo, febre, emagrecimento progressivo, desânimo e falta de apetite podem ser sintomas de problemas respiratórios, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Gripes, resfriados e até mesmo alergias costumam “importunar” cães e gatos nesta época do ano. Para evitar ou amenizar os sintomas, basta seguir alguns procedimentos básicos que ajudam a imunizar o organismo dos bichinhos. E fique alerta: tosses, espirros, nariz escorrendo, febre, emagrecimento progressivo, desânimo e falta de apetite podem ser sintomas de problemas respiratórios, conforme explica o veterinário Eduardo Filetti.

“Os gatos mais sensíveis são os persas, devido ao focinho curto e estreitamento das vias respiratórias superiores”, ressalta.”Os cães mais propensos são os braquiocefálicos, tipo boxer e buldogue, pelo mesmo motivo: focinho curto”.

A transmissão ocorre por meio de contato direto com outros animais doentes ou objetos por ele utilizados: cama, bebedouro, entre outros. Por isso, aconselha-se manter o ambiente arejado e limpo, além de administrar  as vacinações em dia.

As doenças respiratórias podem ser causadas por razões alérgicas – que acometem pets com sensibilidade a determinados tipos de cheiro, substância ou fumaça de cigarro – ou virais. Neste último caso, o motivo pode ser a falta de vacinas.

Cães e gatos
Uma das mais importantes é a vacina V10, que protege contra vários tipos de doenças, inclusive a terrível cinomose – que pode começar com sintomas respiratórios ou digestivos. Hoje, já existe também vacina no mercado contra a Tosse canis, conhecida como ‘gripe canina'”, diz.

No caso dos felinos, as principais vacinas são V3, V4 e V5. A V4 previne de quatro viroses, entre as quais a rinotraqueíte, doença causada pelo herpesvírus felino. Quando atingidos pelo problema, os gatos que resistem à infecção acabam se tornando portadores assintomáticos e viram hospedeiros latente do vírus, eliminando-o no ambiente onde vivem, com associação ou não a sinais clínicos.

“A rinotraqueíte também é  comum e pode ser grave quando associada a outras viroses ou bacterioses. Os principais sintomas são febre, espirros, tosse, emagrecimento progressivo e falta de apetite”, afirma.
É importante lembrar que, por possuírem composição genética diferente do ser humano, cães e gatos não correm riscos de serem atingidos pelo vírus H1N1, conhecida como gripe suína ou gripe A.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.