Aulas adiadas | Boqnews

Vida +

31 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Aulas adiadas

Escolas particulares e das redes estadual e municipal da Baixada Santista, além de creches e faculdades particulares e públicas da região prolongarão o período de férias. A medida conjunta foi adotada atendendo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na última terça-feira (28), como forma de reduzir o risco de transmissão da gripe […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Escolas particulares e das redes estadual e municipal da Baixada Santista, além de creches e faculdades particulares e públicas da região prolongarão o período de férias. A medida conjunta foi adotada atendendo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na última terça-feira (28), como forma de reduzir o risco de transmissão da gripe A (vírus H1N1), conhecida popularmente como gripe suína. A orientação da secretaria foi que o início das aulas fosse adiado até 17 de agosto.

De acordo com a nota oficial, a decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada após análise das recomendações e avaliações da Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.

A iniciativa também visa reafirmar à população em geral para que mantenha medidas de prevenção à doença, com intensificação de atos de higiene, como lavar as mãos com  freqüência, cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e repousar em casa assim que detectar sintomas de gripe.

Escolas
Cerca de 400 mil alunos matriculados em escolas do Estado, escolas técnicas e da rede municipal de todas as cidades da região retornarão às salas de aula na data recomendada (17 de agosto). A determinação também vale para a rede Sesi de Ensino, responsável pelo atendimento de 150 mil alunos em suas 215 unidades do Estado de São Paulo.

A mesma iniciativa será tomada pelas escolas particulares da região, com exceção do Colégio Marza, cuja data de reinício escolar está prevista para 3 de agosto. 

Segundo o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Particular da Região Metropolitana da Baixada Santista (SEMEP/BS), Eduardo Vianna Júnior, a recomendação é acertada e  deve ser seguida pelos estabelecimentos. “É uma iniciativa que deve ser tomada, principalmente, devido ao clima frio e chuvoso, o qual torna mais propícia a propagação da doença”, ressalta. “Também estamos alertando às escolas para que orientem os funcionários a intensificar a limpeza de salas, banheiros e corrimões. Mesmo após o reinício das aulas, a recomendação é que alunos gripados voltem para casa até se restabelecerem”, diz.

Gripe Suína
Os sintomas da gripe suína são parecidos com os da comum: febre alta, cansaço, dores musculares e de cabeça, tosse, fadiga, vômitos e diarréias.

De acordo com o médico infectologista Álvaro João Pereira Hilinski, a diferença é que no caso do vírus H1N1, os sintomas apresentam-se mais fortes no início. A doença acomete, principalmente, crianças com idade inferior a dois anos e pessoas com mais de 60 anos. Pacientes com doenças crônicas, imunodeprimidos, diabéticos ou com bronquite asmática são mais suscetíveis à gripe suína. O diagnóstico é realizado por meio da coleta da secreção nasal.

Para prevenção, a recomendação do médico é evitar ambiente aglomerados, lavar bem as mãos (utilizando álcool em gel) e procurar um infectologista, clínico geral ou a policlínica mais próxima assim que o paciente sentir febre e mal-estar frequente.


Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.