Desde ontem (segunda-feira, 5), o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Cubatão – HMC, aguarda doadores de sangue. De acordo com a coordenadora do HMC, a biomédica Sheila Viera, o estoque da Unidade está normalizado porém, ela explica que durante as festas e no decorrer das férias os estoques diminuem drasticamente.
O Banco de Sangue do HMC funciona das 7 às 14 horas para a realização das doações. “Estamos no aguardo. Doe. Muitas vidas contam com você doador”, reforça Sheila o pedido.
Números
No Brasil, estimativas indicam que atualmente são coletadas, anualmente, 3,6 milhões de bolsa de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, ainda aproximando dos 2%.
Respeito aos intervalos
É importante respeitar o intervalo para as doações, sendo 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses) para os Homens, e 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses), no caso das Mulheres.
Requisitos básicos:
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsável ou portando documento de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar um documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CNH.).
Quem não pode doar (entre outras questões que serão analisadas durante a triagem):
– Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos.
– Tiver peso inferior a 50 kilos.
– Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.
– Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
– Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.
– Estiver com febre no dia da doação.
– Estiver grávida.
– Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.