vida

Bancos de sangue: estoques precisam ser repostos

A Secretaria de Estado da Saúde realiza uma permanente campanha de doação de sangue neste período que antecede o inverno…

20 de maio de 2010 - 11:06

Da Redação

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde realiza uma permanente campanha de doação de sangue neste período que antecede o inverno e continuará durante toda a estação. A iniciativa tem o objetivo de repor os estoques, que com o início do frio chegam a cair até pela metade, prejudicando o abastecimento de hospitais no estado.


Em Santos, a situação não é diferente. “Houve queda bastante significativa, de 35%, devido aos casos de dengue hemorrágica onde, muitas vezes, é necessária a transfusão de sangue para o aumento das plaquetas”, disse Delci Gomes, hemoterapeuta e chefe do Banco de Sangue da Santa Casa.


O envolvimento da população é importante. Em casos de acidentes e cirurgias, a utilização do sangue é essencial. Para ser um doador, basta ter entre 18 e 65 anos, ser saudável e pesar mais de 50 quilos. Seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde, os imunizados contra a gripe A (H1N1) só devem fazer a doação 48h após a aplicação da vacina.


Bancos de sangue(*)


Santa Casa (Avenida Cláudio Luís da Costa, 50) – de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e sábado, das 7 às 11 horas


Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197), de segunda a sexta, das 7 às 17 horas e, no último sábado de cada mês, das 7 às 12 horas


Beneficência Portuguesa (Avenida Bernardino de Campos, 47) – de segunda a sábado, das 7 às 12 horas.


(*) Hospitais que atendem usuários do SUS

LEIA TAMBÉM: