Bebês merecem atenção especial | Boqnews

Vida +

16 DE DEZEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Bebês merecem atenção especial

No verão, não há nada mais divertido do que ir com o bebê para a praia ou à piscina brincar e se refrescar. O sol, porém, muitas vezes se torna o grande vilão dessa história, e pode acabar com qualquer brincadeira. “A pele dos bebês é cerca de cinco vezes mais fina do que a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No verão, não há nada mais divertido do que ir com o bebê para a praia ou à piscina brincar e se refrescar. O sol, porém, muitas vezes se torna o grande vilão dessa história, e pode acabar com qualquer brincadeira. “A pele dos bebês é cerca de cinco vezes mais fina do que a dos adultos. Além disso, a produção de melanina ainda é muito lenta, por isso eles quase não têm proteção contra os raios ultravioleta do sol”, afirma a médica dermatologista Cibele Freire.


A melhor maneira de manter a pele dos bebês saudável no verão é ficar atenta ao relógio: sol, só antes das 10h e depois das 16h. “Independentemente de a criança ter entrado na água, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas”, completa a médica.


Os bebês com menos de seis meses não podem usar nenhum tipo de protetor solar, pois sua pele ainda absorve facilmente as substâncias da fórmula. “Nessa idade, a pele ainda é muito sensível e a criança pode ter alergia ao produto”, alerta a Cibele. Mas as crianças de seis meses a dois anos já podem usar protetores infantis.


Para os pais ficarem tranquilos e deixarem as crianças mais à vontade, a novidade é Natura Fotoequilíbrio Bebê Loção Ultra Protetora. Com FPS 60, resiste à água por até três horas e é o único produto do mercado para bebês que tem 100% de filtros físicos.  “Os filtros físicos ou inorgânicos representam a forma mais segura e eficaz para proteger a pele, pois apresentam baixo potencial de irritação, sendo por isso, os filtros solares recomendados no preparo de fotoprotetores para uso infantil e para pessoas com peles sensíveis”, explica a dermatologista consultora da Natura, Raquel Toyota.


Na média, as crianças se expõem ao sol três vezes mais que os adultos, logo, é vital que sua pele seja protegida desde cedo. Evidências mostram que uma única exposição solar intensa, que resulte em bolhas, na infância, pode dobrar os riscos do aparecimento de melanoma na idade adulta. Além disso, a maneira como o produto é aplicado também influencia o resultado da proteção. “Deve-se aplicar uma camada homogênea e generosa do produto”, lembra Raquel.  


Todos sabem, porém, que aplicar protetor solar em bebês não é uma tarefa fácil. É por isso que a Loção Bebê de Fotoequilíbrio tem uma textura leve, fácil de espalhar e de rápida absorção, ideal para os pequenos cheios de energia. Outra vantagem da nova loção da Natura é que as crianças não precisam ficar esperando 30 minutos para irem brincar no sol depois de passar o protetor. “Desenvolvemos uma nova combinação de filtros que protegem contra raios UVA e UVB e garantem proteção instantânea, sem a necessidade de esperar algum tempo para a exposição ao sol”, garante o gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Alessandro Mendes.


Mesmo protegida dos raios solares, a pele do bebê pode ainda sofrer com outras complicações decorrentes do calor, como as famosas brotoejas. “Os bebês têm dificuldade em diminuir sua temperatura pelo suor, o que pode contribuir para manter erupções cutâneas comuns na infância”, afirma médica Cibele Freire.


Confira algumas dicas: 


– Vista o bebê com tecidos leves e fibras naturais, de preferência algodão;


– Fique à sombra ou dentro de casa nos horários mais quentes (das 10h às 17h);


– Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após contato com água, toalhas ou sudorese excessiva;


– Dê muito líquido, de preferência água pura;


– Deixe o bebê se refrescar brincando com água;


– Aplique protetor mesmo nos dias nublados, pois aproximadamente 90% da radiação ultravioleta nos atinge;


– Além de o filtro solar é importante utilizar guarda sol, bonés, chapéus, roupas leves adequadas, etc.


 


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.