Saúde

Brasil é um dos países com maior índice de obesidade do mundo

Taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

13 de outubro de 2020 - 15:09

Da Redação

Compartilhe

O Dia Nacional de prevenção da Obesidade ocorreu no último domingo (11).

De acordo com a última Pesquisa Vigitel, divulgada em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde (MS), a taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

Os números colocam a nação entre os países mais obesos do mundo, sendo o 3º entre os homens e o 5º entre as mulheres.

Para mudar este cenário é necessário tomar alguns cuidados e medidas.

Para o cirurgião bariátrico Dr. Joaquim Neto, o aumento da obesidade no Brasil trata se de um problema principalmente sociocultural, como falta de conhecimento e de acesso a alimentos com bom nível nutricional que impactam diretamente na nossa população, na qual opta por alimentos com alto valor calórico e pequeno valor nutricional.

Cuidados

O médico ainda destacou que não existe formulas magicas e nem soluções rápidas na questão da obesidade.

“Necessitamos basicamente de um melhor balanço entre o consumo e gasto calórico , sempre com muita perseverança e disciplina, mas algumas dicas podem ser úteis”  ressaltou Dr. Joaquim Neto

Dicas

  • Estimule atividades físicas diárias como pequenos passeios a pé, preferindo a escada ao elevador, procure deixar o carro na garagem para algumas atividades.
  • Não acredite em dietas com formulas magica, pois a longo prazo a chance de recuperação de peso e muito grande, além de ser um potencial problemas a sua saúde.
  • Prefira se alimentar em pequenas porções varias vezes ao dia, com uma mastigação pausada.
  • Cuidado principalmente com o excesso de açúcares, gordura e embutidos.

Tratamento e Riscos

O tratamento para a obesidade depende da avaliação médica, todavia a pessoa obrigatoriamente deverá fazer uma reavaliação dos hábitos alimentares.

Dentre as doenças que a obesidade pode gerar estão: diabete mellitus, hipertensão arterial, infertilidade na mulher, artrose e  alguns tipos de câncer.

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM: