Brasil Sorridente está presente em 90% das cidades brasileiras | Boqnews

Vida +

29 DE AGOSTO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Brasil Sorridente está presente em 90% das cidades brasileiras

Lançado em 2004, o Programa Brasil Sorridente – integrante da Política Nacional de Saúde Bucal – implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Lançado em 2004, o Programa Brasil Sorridente – integrante da Política Nacional de Saúde Bucal – implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País. Hoje, o programa está presente em quase 90% das cidades das cinco regiões.
 
No município de Santos, a população conta com 4 Equipes de Saúde Bucal, dois Centros de Especialidades Odontológicas e um Laboratório de Prótese Dentária, que produziu de janeiro a maio deste ano (2012), 399 próteses.  Para as ações de saúde bucal, o governo federal repassou, neste ano (de janeiro a junho) R$ 246.030,00 ao município.
 
No início do mês, durante anúncio sobre a doação de mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria, até 2014, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha lembrou que o Brasil é o único país que contempla a Saúde Bucal dos cidadãos de forma gratuita. “O Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo. Nenhum país tem esse serviço público voltado para a saúde bucal, com 22 mil equipes especializadas para atender toda a população”, destacou.
 
As equipes de saúde bucal – compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal – realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.
 
Em todo o País, há Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integrada à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.