Brinquedos podem prejudicar a visão das crianças exigem cuidados | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

16 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Brinquedos podem prejudicar a visão das crianças exigem cuidados

Aumento na popularidade de arcos e flechas exige medidas de segurança ocular

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

brinquedoarcoeflechaDas telas do cinema, para a vida real… Com a estreia mundial de A esperança – Parte 1, o elenco do terceiro filme da trilogia de Jogos Vorazes está em alta entre crianças e adolescentes. Especialmente, Jennifer Lawrence, que interpreta a protagonista Katniss Everdeen, com seu arco e flecha, trança comprida e roupa de lutadora… Com a temporada de férias, tanto os filmes de cinema, quanto os seriados de TV em exibição – The Walking Dead e Arrow – estimulam a mente e as brincadeiras dos mais jovens.

O apelo das telas é tão forte que já produz consequências na vida real, fazendo com que a Academia Americana de Oftalmologia fizesse um pedido aos pais e ao público: tomem cuidado com os brinquedos que imitam arco e flecha e armas de fogo, pois eles podem causar lesões oculares graves e perda de visão.

“Segundo dados da entidade médica americana, cerca de 1 em cada 10 crianças que sofre uma lesão ocular é atingida por brinquedos, de acordo com um estudo de 2014. Cerca de 256.700 lesões relacionadas com brinquedos foram tratadas em salas de emergência em todo o país, em 2013, segundo o relatório da US Consumer Products Safety Commission”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

A Academia Americana de Oftalmologia aconselha aos pais a serem cautelosos na escolha dos presentes para as crianças e adolescentes e que evitem aqueles que lançam projéteis, como arcos e armas.

“Um arco de brinquedo que dispara dardos a mais de 100 metros de distância encabeçou a lista de brinquedos mais perigosos de 2014, nos EUA, devido ao seu potencial de causar ferimentos nos olhos. Dardos e flechas plásticas podem arranhar os olhos, causando abrasões da córnea, ou, no caso de pontas, podem perfurar os olhos e danificar permanentemente a visão de uma criança. Lesões de pistolas de airsoft e de armas de paintball são bastante comuns e incluem descolamento da retina, que pode causar perda de visão; sangramentos na parte inferior dos olhos, que podem bloquear a visão e aumentar o risco de glaucoma; e cataratas traumáticas, que podem exigir cirurgia para restaurar a visão”, conta o oftalmopediatra Fabio Pimenta de Moraes, que também integra o corpo clínico do IMO.

Os pais podem considerar as versões de brinquedo dos arcos e flechas como inofensivas, mas mesmo os que têm projéteis feitos de espuma de plástico potencialmente podem causar sérios danos aos olhos de uma criança, se usados muito próximos do rosto. Com tantas outras opções para dar de presente, os ofalmopediatras recomendam que os pais considerem alternativas mais seguras. “Ninguém quer acabar na sala de emergência durante as férias, especialmente devido a uma lesão causada por um presente”, diz Fabio Pimenta.

Dicas de segurança

  • Evite comprar brinquedos com partes salientes ou que soltem projéteis, tais como pistolas de airsoft e armas de paintball, que podem impulsionar objetos estranhos no tecido sensível dos olhos;
  • Na hora de escolher brinquedos com laser, leia a embalagem para garantir que o produto atende aos requisitos para produtos a laser, incluindo limitações de potência;
  • Ao dar equipamentos esportivos, proporcione às crianças os óculos de proteção adequados com lentes de policarbonato, que são inquebráveis;
  • Verifique as embalagens dos brinquedos para verificar as recomendações de faixa etária ao selecionar presentes para crianças e adolescentes;
  • Mantenha os brinquedos que são feitos para crianças mais velhas longe das crianças mais jovens;
  • Mantenha as crianças, sempre sob supervisão de um adulto, quando eles estiverem brincando com objetos potencialmente perigosos ou jogos que podem causar uma lesão ocular.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.