Calendário básico ganha reforço de duas vacinas | Boqnews

Vida +

05 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Calendário básico ganha reforço de duas vacinas

Duas novas vacinas foram incluídas pelo Ministério da Saúde no Calendário Básico de Vacinação Infantil: A pneumocócica 10-valente, que começa a ser aplicada no próximo dia 22 (junto com a primeira dose da vacina contra a Gripe A), nas unidades básicas e de saúde da família, e a anti-meningococo C, que será disponibilizada a partir […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Duas novas vacinas foram incluídas pelo Ministério da Saúde no Calendário Básico de Vacinação Infantil: A pneumocócica 10-valente, que começa a ser aplicada no próximo dia 22 (junto com a primeira dose da vacina contra a Gripe A), nas unidades básicas e de saúde da família, e a anti-meningococo C, que será disponibilizada a partir de agosto.


A primeira protege contra meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. Já a segunda imuniza contra a doença meningocócica.


“São vacinas importantes, que vão ampliar a cobertura vacinal das crianças e junto com a do Haemophilus (tetravalente) protegê-las contra as mais graves meningites”, destacou o pediatra Ruy Pupo, da Seção de Vigilância Epidemiológica, da SMS (Secretaria de Saúde).


Nessa fase de implementação, as novas vacinas serão oferecidas a crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade. A partir de 2011, farão parte do calendário básico específico para os menores de um ano.


Dependendo da faixa etária de aplicação da primeira dose, serão necessários mais dois reforços, sempre com intervalo de dois meses entre cada um. “Por isso é necessário que as mães fiquem atentas às orientações fornecidas na unidade e observem a caderneta de vacinação da criança, periodicamente”, aconselhou a chefe da Seviep, enfermeira Janice da Silva Santos.


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.