Campanha alerta população para os riscos do colesterol | Boqnews

Vida +

07 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha alerta população para os riscos do colesterol

Comemorado oficialmente em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol terá programação especial em Santos, com palestras de esclarecimento e exames preventivos gratuitos. Será de 10 e 13 de agosto por iniciativa da Regional Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e apoio da Secretaria de Higiene e Saúde de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Comemorado oficialmente em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol terá programação especial em Santos, com palestras de esclarecimento e exames preventivos gratuitos. Será de 10 e 13 de agosto por iniciativa da Regional Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e apoio da Secretaria de Higiene e Saúde de Santos, da Universidade Lusíadas e da Liga de Hipertensão da Unilus.


De acordo com o presidente da SOCESP Santos, dr. Antonio Mendes Neto, o objetivo é promover a conscientização sobre a relevância dos cuidados cardíacos, principalmente acerca do colesterol, e identificar a prevalência deste mal na população.


Nos dias 11, 12 e 13, estarão disponíveis médicos, enfermeiros e nutricionistas para dar orientações preventivas e avaliar dosagem de colesterol, glicose, pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. Aqueles que apresentarem risco cardiovascular já serão encaminhados para o atendimento em unidades básicas de saúde.


“Pretendemos atender cerca de 1.500 pessoas, o que nos permitirá conhecer mais do perfil da população. Isso ganha importância quando você considera que a maioria não sabe da relação, por exemplo, entre o colesterol e doenças cardíacas, conforme mostrou a Pesquisa SOCESP sobre fatores de risco cardiovascular, realizada recentemente pelo Datafolha”, afirma o dr. Neto.


A programação inclui um curso básico, no qual os médicos da região serão capacitados para o tratamento de pacientes com colesterol alto. Prática de atividades físicas, dieta e medicamentos são alguns dos tópicos da aula, cujo foco é o profissional da rede pública.

“Hoje a prefeitura tem pouquíssimos cardiologistas e muitos clínicos. Então, pelo menos para o atendimento às dislipidemias, às alterações dos níveis de gordura no sangue mais leves, o clínico precisa estar preparado. O ginecologista, por exemplo, também recebe tal demanda, tratando tanto o colesterol quanto a pressão alta na mulher. Além disso, muitos cardiologistas da rede municipal necessitam dessas informações, pois nem todos participam de congressos, cursos etc”.


No dia 10, outra palestra será realizada, esta aberta à população. Especialistas falarão sobre os fatores de risco cardiovascular e noções gerais sobre cuidados cotidianos para a saúde do coração.


Serviço

10 de agosto


– Palestra para leigos


– Palestra para médicos


Horário: ambos às 20h


Local: Associação dos Médicos de Santos


Endereço: Av. Ana Costa, 388


11 e 12 de agosto


– Atendimento à população no Poupa Tempo


Endereço: Rua João Pessoa, 246, Centro


Horário: 9h às 16h


13 de agosto


– Atendimento à população na Praça Mauá


Horario: 9h as 16 h


Informações: (13) 3201-5267

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.