Campanha em Santos incentiva o exame de HIV | Boqnews
Mãos com o laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids

Saúde

03 DE DEZEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha em Santos incentiva o exame de HIV

Serão oferecidos exames e testes rápidos como parte da campanha Dezembro Vermelho, contra AIDS e HIV

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Campanha Fique Sabendo, de intensificação da testagem do HIV será realizada em Santos. Programação marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

Até sexta-feira (6), serão oferecidos exames e testes rápidos para o maior número possível de pessoas, sempre no período da manhã.

Além disso, haverá ainda distribuição de material educativo e preservativos.

Em todas as policlínicas, será oferecida coleta de sangue para exame que visa testar para o HIV.

Já nas unidades Caruara; Vila Nova; Gonzaga; Piratininga e Morro da Penha será oferecido ainda o teste rápido. Após cerca de 15 minutos, o resultado fica pronto e independentemente do que for identificado, o paciente passa por orientação sigilosa da equipe de saúde.

Os interessados têm outros dois endereços para fazer os testes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias), segue com o oferecimento de teste rápido e autoteste para identificação do HIV.

Os mesmos dispositivos serão oferecidos também na sede do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa (Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré). No CTA estará disponível ainda o teste rápido para sífilis.

Saliva

A novidade neste ano é que a testagem será ampliada com o oferecimento de teste rápido com saliva. Ação será no Polo de Atenção Intensiva do Hospital Guilherme Álvaro.

Isso nos dias 3 e 4 de dezembro, e aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Na terça (3) será a vez do Caps Orquidário. A programação prossegue na quarta (4), nas unidade Caps Vila e Praia. Na quinta (5), a testagem será no da Zona Noroeste e, na sexta (6), no Centro.

“Um profissional capacitado dá orientação antes e depois do teste rápido, que consiste no aconselhamento em relação às infecções sexualmente transmissíveis, além da oferta de material de prevenção. Caso o resultado dê positivo para HIV, o paciente é encaminhado para tratamento. Também são oferecidas as terapias de prevenção ao HIV, com uso de medicamentos”, afirma Patrícia Schoenacker, chefe da Seção de Prevenção a Doenças Infectocontagiosas da Secretaria de Saúde.

Comemoração

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Santos completa 25 anos e o Programa Municipal de IST/Aids, 30 anos.

Para festejar essas datas, o médico Jucival Fernandes dará a palestra “O papel da equipe multidisciplinar no cuidado ao paciente HIV”. Será na terça (10), das 9 às 12 horas, no auditório do CTA (Rua Silva jardim, 94).

Por fim, uma confraternização de Natal para pacientes e usuários dos serviços do Programa Municipal de IST/Aids será realizada em 18 de dezembro. Esta, das 9 às 12 horas, na sede do serviço.

A campanha Fique Sabendo é organizada pela Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, conta com apoio do Gapa; Acausa; Pastoral da Aids; Movimento de Cidades Posithivas; Movimento Nacional de Jovens Vivendo com HIV; e Laboratórios GlaxoSmithKline.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.