Campanha Fique Sabendo incentiva teste do HIV | Boqnews
15 de novembro de 2010

Campanha Fique Sabendo incentiva teste do HIV

A SMS (Secretaria de Saúde) promove a partir de terça-feira (16) a campanha Fique Sabendo, numa parceria com o governo do Estado, para estimular as pessoas a fazer o teste de HIV, visando o diagnóstico precoce. Cerca de 40% dos portadores do vírus no Estado são diagnosticados tardiamente, em geral quando sua imunidade está debilitada, ou mesmo com a Aids em estágio avançado.


Durante a campanha, que vai até 1º de dezembro, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), unidades da atenção básica (a partir das 9h) e postos volantes, num total de 35 locais, oferecerão o teste, gratuitamente, além de preservativos e orientações.


Nos dois primeiros anos da campanha, Santos foi a cidade que realizou o maior número de exames. Ao todo, 20 mil pessoas foram testadas, sendo 8.500 em 2008 e 12 mil ano passado. A meta para 2010 é alcançar a marca de 15 mil coletas. Para isso, serão promovidas atividades educativas na área portuária, onde haverá montagem de estande, e também ações específicas com populações vulneráveis. Foi firmada ainda parceria com a Pastoral da Aids, para divulgação da campanha, e educadoras do Projeto “Aids nas Escolas”, que orientam sobre Aids, DST e hepatites virais, também incentivarão a testagem.


“Queremos oferecer à população a possibilidade de se informar sobre sua situação em relação ao HIV. O resultado negativo, associado ao aconselhamento, sensibiliza o usuário para o risco futuro. Já o resultado positivo oferece ao cidadão os meios para lhe garantir uma existência saudável, por muito mais tempo, e com qualidade de vida, desde que devidamente acompanhado e tratado”, ressalta o chefe da Seção de Prevenção em Doenças Infectocontagiosas, da SMS, Miguel Bersani.


Horário
De segunda a quinta-feira a coleta de sangue, para o teste de HIV, ocorrerá nas unidade básicas e de saúde da família das 9 horas até uma hora antes do fechamento do posto. Na sexta-feira, a testagem será realizada até duas horas antes do encerramento do expediente. Por exemplo, se o horário de funcionamento da unidade for até às 17 horas, a coleta será feita até às 16 horas, de segunda a quinta, e até às 15 horas, às sextas-feiras.


No CTA, à Rua Silva Jardim, 94, os exames serão feitos das 9 às 16 horas. Nos dias 19 e 26, o horário será estendido até meia-noite. “Como estaremos envolvidos integralmente com a campanha, nestes 15 dias faremos apenas a testagem do HIV, retomando os testes de rotina, de sífilis e hepatites B e C, a partir de 1º de dezembro”, explicou a chefe do CRT-Santos (Centro de Referência e Tratamento), Márcia Frigério.


 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.