Médicos alertam sobre o uso de descongestionantes nasais | Boqnews
Foto: Pixabay descongestionante nasal

Saúde

16 DE JULHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Médicos alertam sobre o uso de descongestionantes nasais

Apesar de serem produtos de fácil acesso e que proporcionam alívio rápido, profissionais explicam que devem ser usados com cautela

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando o nariz entope, muita gente não pensa duas vezes em ir à farmácia e comprar um descongestionante nasal por conta própria, para aliviar o incômodo – achando que usar o produto sem acompanhamento médico não trará problema.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Cristiano Nakagawa, os descongestionantes proporcionam alívio imediato. Dessa forma, começa um dos casos mais clássicos de automedicação.

“O uso continuado e não orientado por um médico otorrinolaringologista, faz com que o paciente necessite usar a medicação continuamente e cada vez mais frequente para obter um alívio respiratório”, comenta.

O medicamento age fazendo uma vasoconstricção nasal. Ou seja, diminui o fluxo sanguíneo dos chamados cornetos nasais, desobstruindo o nariz rapidamente.

“O uso de descongestionante nasal é indicado para quadros de resfriado e sinusite aguda em um período não superior a cinco dias”, orienta o otorrinolaringologista.

“Para rinite alérgica permanente e rinite, excetuando os casos citados o indicado são os corticóides tópicos nasais”, acrescenta.

Importante ir ao médico

Antes de optar pelo uso desses medicamentos, o ideal é que o paciente consulte a opinião de um especialista.

“Somente com avaliação médica adequada é possível definir o melhor tratamento. A causa da obstrução nasal pode ser um desvio de septo, pólipo nasal, entre outros”, destaca Dr. Cristiano.

Além disso, a otorrinolaringologista também do HNSG, Dra. Eliza Mendes, explica que no caso de pacientes que sofrem com sinusites de repetição é necessário fazer uma investigação detalhada.

Nesse caso, com exames de tomografia computadorizada de seios paranasais e endoscopia nasal.

“É importante também evitar o uso indiscriminado de antibióticos, pois o uso abusivo pode causar resistência bacteriana, dificultando ainda mais o tratamento”, alerta a otorrinolaringologista.

Algumas técnicas simples ajudam aliviar o desconforto sem que seja necessário o uso do medicamento.

Lavar as narinas com soro fisiológico, e aumentar a umidade do ambiente deixando bacias com água nos quartos são algumas delas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.