Codevida faz castrações gratuitas de cães e gatos | Boqnews

Vida +

11 DE MAIO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Codevida faz castrações gratuitas de cães e gatos

Veterinários da Codevida (Coordenadoria de Proteção à Vida Animal) realizaram em abril, gratuitamente, 255 castrações de cães e gatos, na unidade municipal que funciona na Zona Noroeste. A meta é atingir 400 procedimentos do gênero por mês. Além de controlar a população de animais que vivem nas ruas, a cirurgia previne uma série de doenças […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Veterinários da Codevida (Coordenadoria de Proteção à Vida Animal) realizaram em abril, gratuitamente, 255 castrações de cães e gatos, na unidade municipal que funciona na Zona Noroeste. A meta é atingir 400 procedimentos do gênero por mês.


Além de controlar a população de animais que vivem nas ruas, a cirurgia previne uma série de doenças tanto em cães e gatos. Segundo o veterinário Emerson Garcia, da Codevida, um animal castrado tem menos chances de desenvolver tumores de mama, ovário e útero, no caso da fêmea, e de testículo e próstata nos machos. “A castração é uma cirurgia simples e rápida que traz benefícios aos animais e aos donos”.


O ideal é que seja feita a partir do quinto mês de vida, antes do primeiro cio. Foi o que fez a munícipe Dayse Guimarães nesta semana com o pincher Thor. “Tenho outros três já castrados”.


Agendamento
Para agendar a castração do animal, o munícipe deve comparecer à sede da Codevida, à Av. Nossa Senhora de Fátima, 375, Saboó, com RG, CPF e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Ele recebe orientações sobre o pré-operatório e sai com a cirurgia marcada, geralmente, para a mesma semana. “Nosso objetivo é atender o mais rápido possível”, destacou a coordenadora do serviço, Rita Caramez.


No dia da cirurgia, o dono fica com o animal até o momento da sedação. Em menos de uma hora volta com o bichinho para casa mais as recomendações do pós-operatório. Em caso de emergência faz contato com os veterinários via telefone ou retorna em dez dias para a retirada dos pontos.


O serviço de castração gratuita foi implementado pela prefeitura em janeiro de 2006. A Codevida também oferece gratuitamente os serviços de consulta, atendimento em ambulatório e de emergência, vacinação anti-rábica e adoção de animais. Estes são encaminhados para os novos donos castrados e vacinados contra a raiva, se forem adultos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.