Colesterol deve ser controlado desde cedo | Boqnews

Vida +

11 DE AGOSTO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Colesterol deve ser controlado desde cedo

Você sabe como andam suas taxas de colesterol? Níveis elevados significam depósito de placas de gordura nas artérias e risco considerável de desenvolver doenças cardíacas, como infarto, angina, doença arterial periférica e derrame. No Dia Nacional do Controle do Colesterol, especialistas chamam a atenção para o problema que começa na infância. “Estudos mostram que o […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Você sabe como andam suas taxas de colesterol? Níveis elevados significam depósito de placas de gordura nas artérias e risco considerável de desenvolver doenças cardíacas, como infarto, angina, doença arterial periférica e derrame.


No Dia Nacional do Controle do Colesterol, especialistas chamam a atenção para o problema que começa na infância. “Estudos mostram que o processo de acúmulo de gordura já se inicia aos cinco anos de idade e se acentua com o passar do tempo”, revela o cardiologista e coordenador de Saúde do Adulto e do Idoso, Luis Fernando Gomes da Silva.


O médico explica que o ideal é que o nível de colesterol total seja de até 200 mg/dl. O HDL (colesterol bom – que ajuda a remover o colesterol ruim das paredes das artérias) deve ser maior de 45mg/dl para homens e de 40 mg/dl para mulheres. Já a recomendação do nível de LDL (colesterol ruim) é de até 130 mg/dl. Para quem tem histórico de derrame, infarto, diabetes ou doença renal, os limites são menores: LDL abaixo de 100mg/dl e total de no máximo 170mg/dl.


Mudança de hábitos
Mas como reduzir ou evitar o colesterol ruim? “Desde criança os pais devem estabelecer uma alimentação saudável e incentivar a prática de esportes, senão ela se acomoda na frente do computador e do videogame”, recomenda o médico.


Entre os vilões do colesterol ruim estão os embutidos (salsicha, lingüiça, toucinho), carnes gordas, gema do ovo, leite integral e seus derivados (queijo amarelo, requeijão, manteiga, creme de leite, leite condensado), frituras e doces.


Verificar e comparar o rótulo de produtos, para análise da chamada gordura trans, é outra dica. E a mudança de hábito começa mesmo no supermercado. “A forma mais simples e eficaz de evitar o consumo de alguns produtos é tirá-los da despensa”, aconselha o especialista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.