Com 11 casos, SP lidera registro de suspeitos de coronavírus no país | Boqnews
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Saúde

27 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Com 11 casos, SP lidera registro de suspeitos de coronavírus no país

O estado registrou o primeiro caso confirmado no país

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

São Paulo é o estado com o maior número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus (Covid-19). São 11 casos, conforme a atualização divulgada nessa quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

Os demais casos foram registrados nos estados da Paraíba (1); de Pernambuco (1); do Espírito Santo (1); de Minas Gerais (2); do Rio de Janeiro (2) e de Santa Catarina (2), totalizando 20 casos.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, explicou que dos 20 casos suspeitos, 12 pessoas estiveram na Itália; dois na Alemanha; e dois na Tailândia.

Além disso, de acordo com o secretário, a identificação rápida de casos suspeitos mostra o grau de alerta do Sistema de Saúde.

“Esse padrão já reflete a velocidade que o Sistema de Saúde, incluindo unidades públicas e privadas, tiveram para se adaptar às novas definições de casos suspeitos nesses dois dias, durante o carnaval. Nosso sistema de saúde está em alerta total”, disse.

Wanderson explicou que o momento todo o sistema atua no trabalho de contenção para impedir a transmissão do Covid-19. “Estamos na fase de contenção, onde buscamos evitar que o vírus se espalhe. Caso se espalhe, vamos para a fase de mitigação, que é evitar casos graves e óbitos”, afirmou.

Caso confirmado

Nessa quarta-feira, o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo.

Ele esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre; tosse seca; dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus.

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, confirmando a infecção.

Centro de Contingência

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou, ontem, a primeira reunião do Centro de Contingência, grupo criado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus.

Assim, o centro vai trabalhar de forma integrada com o Centro de Operações de Emergências (COE), implantado anteriormente pelo governo estadual.

Dentre as ações, destaca-se a definição dos hospitais de referência para o tratamento de casos graves de infecção pelo coronavírus.

Entre as unidades, estão o Hospital das Clínicas de São Paulo e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista.

No interior do estado os hospitais das Clínicas de Ribeirão Preto (USP) e de Campinas (Unicamp); o Hospital de Base de São José do Rio Preto. No litoral, o Emílio Ribas II, do Guarujá. Juntas, esses hospitais contam com cerca de 4 mil leitos, sendo mil de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a secretaria, os hospitais privados também poderão integrar a rede, seguindo protocolos e até disponibilizando leitos, se houver necessidade. Profissionais da Saúde estadual vão reforçar os contatos com os serviços particulares para reforçar o alinhamento de estratégias e fluxos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.