Mutirão

Combate ao Aedes é intensificado na Área Continental de Santos

Sétimo mutirão da Prefeitura visitará o bairro do Caruara a partir da manhã desta quarta-feira

02 de abril de 2019 - 18:05

Da Redação

Compartilhe

O mutirão de combate ao Aedes aegypti promovido pela Secretaria Municipal de Saúde chega nesta quarta (3) à Área Continental.

Ação ocorrerá no bairro do Caruara, das 9h às 17h.

Um total de 900 imóveis será percorrido por 20 agentes de combate a endemias. Haverá, portanto, busca por possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.

Dessa forma, eles terão terão apoio de quatro agentes comunitários de saúde para orientar a população sobre as medidas preventivas.

A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) conversará com os munícipes que tiverem em atendimento na policlínica do bairro (Rua Andrade Soares, 800) e fará a entrega de material informativo sobre como evitar água parada nas suas moradias.

No local terá um estande e a Casinha do Saber. Ele demonstra as ações necessárias para evitar a proliferação do Aedes, bem como as de pragas urbanas como roedores, pombos e caramujos africanos.

Este é o sétimo mutirão da Prefeitura desde fevereiro.

Já foram realizadas ações de intensificação nos bairros da Areia Branca, Castelo, Aparecida, Santa Maria/Bom Retiro, Macuco/Estuário e Gonzaga, com a eliminação de 450 focos.

O trabalho de vistoria dos imóveis é feito diariamente pelas equipes de cada área. Além disso, conta com apoio das 461 armadilhas de captura do mosquito, que indicam os locais de maior infestação do inseto.

Neste ano, foram confirmados em Santos 14 casos de dengue. Também um de zika vírus e um de chikungunya – este último em morador do bairro do Caruara.

Portanto, denúncias sobre irregularidades, como terrenos e imóveis com possíveis focos, podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelos seus diversos canais, entre eles o telefone 162.